Pesquisa
Novos Modelos

Volvo V90 Cross Country: a tradição ainda é o que era!

18:17 - 15-09-2016
  3
Volvo V90 Cross Country: a tradição ainda é o que era!
A Volvo "destapou", depois de diversos "teasers", o V90 Cross Country, deixando-nos admirar a versão com ar aventureiro da sua carrinha maior e que, com esta versão, segue uma longa tradição da marca sueca de construir variantes da suas carrinhas com capacidades para abandonarem o asfalto. Mas os tempos mudam e, com a entrada no segmento dos SUV, a sigla XC ficou reservada para estes, passando as carrinhas "de pernas altas" a ser chamadas de Cross Country, como já sucedera com as V60 e V40. No fundo, estamos a falar da mesma coisa, pois XC não é mais que Cross Country…

A Volvo apresenta a Cross Country quase como se de um terceiro modelo se tratasse, anunciando que, agora, a série 90 está completa, com berlina, carrinha e… carrinha-aventureira. Esta é uma tradição que, para o construtor sueco, já dura há cerca de duas décadas e em que os novos proprietários chineses – que, reconheça-se, estão a comandar a marca com uma sapiência notável! – não quiseram tocar.

Até porque estas versões fazem parte quase da paisagem sueca que precisa delas para enfrentar os mais duros Invernos e os caminhos que percorrem os lagos e florestas que cobrem 77% do território. "O V90 Cross Country aproveita a elegância do V90 e transforma-a num carro todo-o-terreno que oferece segurança, conforto e ‘performance’ num ‘embrulho’ de ar aventureiro", resume o presidente da marca, o sueco Hakan Samuelsson.

Além das muitas fotos e do vídeo que mostramos, a Volvo não libertou muitos detalhes acerca do V90 Cross Country, mas é de esperar que partilhe alguns dos motores com a carrinha V90, esperando-se os Diesel de 190 (D4) e 235 cv (D5), bem como os motores a gasolina de 254 cv (T5) e 320 cv (T6). A tracção integral será obrigatória, com o mesmo sistema AWD já presente nalgumas versões do V90, com as variantes mais potentes a receberem a caixa automática de 8 velocidades. Controlo de velocidade em descida será outro dos sistemas de segurança activa de série, bem como o controlo do amortecimento, para compensar o aumento da altura ao solo.

As alterações introduzidas no Cross Country, em relação ao V90, digamos, "normal", incluem o alargamento das vias dianteira (mais 20 mm) e traseira (40 mm), além do aumento da altura ao solo 6 cm devido a modificações no próprio chassis mas também ao aumento das dimensões do conjunto jante/pneu. Os ângulos de ataque e saída são também bastante melhores que, por exemplo, os da carrinha XC70, o que promete razoáveis capacidades de transposição para o V90 Cross Country.

"Os nossos carros são famosos pela sua segurança, robustez e durabilidade. Com tração integral, maior altura ao solo e um chassis optimizado para o conforto e controlo em todas as condições de tempo e aderência, o V90 Cross Country acrescenta um coração de explorador ao nosso versátil V90", disse Peter Mertens, vice-presidente da marca para a Pesquisa e Desenvolvimento.

Este Cross Country passou por testes rigorosos e, sabe-se agora pela revelação das fotos da versão final, sobreviveu para… continuar a história desta tradição sobre o que as carrinhas Volvo podem fazer "fora de estrada"! Andou nas pistas de testes da marca no norte da Suécia, sob temperaturas de 40 graus negativos, até ao calor sufocante do deserto do Arizona, acabando com o selo de aprovação dos técnicos suecos.

Agora, com tudo no lugar, o V90 Cross Country está pronto para ser mostrado publicamente no salão de Paris. Última etapa antes do começo… da vida real: a produção da nova "carrinha-aventureira" da Volvo está marcada para começar este Outono, na fábrica de Torslanda, na Suécia, altura em que serão conhecidos preços e versões. Ainda assim, o lançamento só vai acontecer em Janeiro de 2017.

Volvo V90 Cross Country: a tradição ainda é o que era!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.