Apresentada no Salão Automóvel de Paris, em Setembro, a Mercedes Classe E All-Terrain vai chegar ao mercado nacional na Primavera do próximo ano.
Trata-se de uma proposta 4x4 à medida das famílias mais "aventureiras", sendo que tanto pode ser utilizada em cidade como também aceita um desafio fora de estrada, uma combinação que lhe garante uma enorme polivalência, à imagem do que acontece com a versão All-Road da Audi ou com as propostas
Cross Country da Volvo.
Esta Mercedes Classe E All-Terrain vai estar disponível com dois motores diesel: o quatro cilindros 220d, que debita 194 cv de potência, e o V6 350d, que produz 258 cv, sendo que ambos os blocos vêm acoplados a uma caixa de velocidades automática 9G-Tronic. A primeira proposta tem um preço estimado de 67 200 euros e a segunda de 80 mil euros. Estes valores representam um aumento de cerca de 6 mil euros face às versões equivalentes da carrinha Classe E "normal".
No que ao design diz respeito, esta nova Classe E All-Terrain é facilmente reconhecida como um elemento da "família" das
novas carrinhas Classe E da Mercedes. Contudo, existem alguns detalhes que ajudam a destacar a sua personalidade mais aventureira sem que a forma geral fique comprometida. Estamos a falar sobretudo do spoiler anterior e do pára-choques traseiro, além das protecções em plástico das cavas das rodas, que tornam esta Classe E mais robusta e com um ar mais próximo do que se pode encontrar num "SUV".
Ainda assim, em termos de volumetria não há alteração face às carrinhas classe E, além da diferença óbvia ao nível da altura ao solo, que cresceu 29 mm. Esta diferença deve-se à adopção de pneus de maiores dimensões (19 polegadas de série ou 20 em opção) e à alteração da suspensão (pneumática), que permite ao condutor elevar a altura ao solo através de um simples botão.
Dentro do habitáculo encontramos mais do mesmo se tivermos em linha de conta as
carrinhas Classe E "normais". E isso é um elogio. São vários os sítios onde foram usados elementos de alumínio e fibra de carbono, vincando o dinamismo e a qualidade "premium" deste interior. Ainda assim, e à imagem do que acontece com os modelos da marca de Estugarda, os níveis de luxo e requinte vão até onde o cliente estiver disposto a chegar, tal é o número de opções disponível no catálogo de opcionais da Mercedes.
A Mercedes E All-terrain 220d tem chegada prevista ao mercado nacional para Março do próximo ano, três meses antes da versão 350d, que só estará disponível em Portugal em Junho, bem a tempo de "ajudar" as famílias a aproveitar os momentos de lazer durante o Verão.