Acantonada em Itália desde 2017, a Lancia lança-se ao ataque da Europa com o novíssimo Ypsilon.
Revelado oficialmente esta quarta-feira, o crossover apresenta a mesma base técnica de outros "eléctricos" das insígnias que compõem a Stellantis.
A palavra de ordem está mesmo na originalidade das suas linhas, com vários apontamentos a remeter para o passado do construtor milanês.
Cavalo de batalha no renascimento da Lancia, o novo Ypsilon apresenta dimensões quase idênticas às propostas pelos Opel Corsa e Peugeot 208.
São 4,08 metros de comprimento por 1,76 de largura e 1,44 de altura, com á distância entre eixos a fixar-se nos 2,54 metros.
Em termos visuais, percebe-se uma sofisticação mais distinta face aos seus "irmãos", com a dianteira a ostentar a nova identidade da marca.
Já a traseira é definida pelos farolins redondos que decoram o Pu+Ra HPE Concept mas a remeterem inevitavelmente para o clássico Lancia Stratos.
O interior segue a mesma linha já presente em outros modelos da Stellantis embora apresentados de uma maneira ligeiramente diferente.
O painel de instrumentação apresenta-se com 10,25 polegadas, que é também a mesma dimensão do ecrã multimédia.
Logo abaixo deste estão uma dezena de botões em vez de controlos digitais para operar o sistema de climatização.
Sobre o tabliê está o comando rotativo S.A.L.A. (Sound Air Light Augmentation) que controla o sistema de infoentretenimento.
Sem surpresa, o Ypsilon surge primeiro como "eléctrico" com o mais recente sistema motriz eléctrico do grupo Stellantis de 115 kW (156 cv) e 260 Nm.
A apoiá-lo está uma bateria de 54 kWh para uma autonomia até 403 quilómetros, com o consumo médio a cifrar-se abaixo dos 15 kWh/100 km.
A complementar a gama estarão variantes mild hybrid de 48 volts suportadas por um bloco turbo de 1.2 litros com caixa automática de seis relações.
Ainda sem preços definidos, o novo Lancia Ypsilon deverá chegar ao nosso país no próximo ano.
Em Itália, no entanto, já pode ser encomendada uma das 1.906 unidades numeradas e certificada da série especial Edizione Limitata Cassina.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?