É com um modelo totalmente novo e carregado de ambição que a Opel arranca um ano de extrema importância para o seu futuro, em que se prepara para apresentar sete novos produtos. O Crossland X é o "crossover" urbano com que a marca alemã pretende "cavalgar" a onda de sucesso deste tipo de automóveis cujas vendas não param de crescer, substituindo o Meriva a partir de Junho, quando começarem as entregas (encomendas no início da Primavera).
Crossland X abre ano em cheio para a Opel!
O "X" é a marca da Opel para todos os modelos da gama mais "aventureira", chame-se-lhes SUV (Sport Utility Vehicle) ou, como neste caso, CUV (Crossover Utility Vehicle), os "marketeers" tem uma imaginação inesgotável… Foi estreado no "restyling" do Mokka que passou a
Mokka X, é retomado neste Crossland X e voltará a aparecer ainda este ano num dos mais importantes lançamentos da Opel, o Grandland X, o SUV para o segmento do
Nissan Qashqai,
Peugeot 3008, etc. e que irá substituir o monovolume Zafira!
A primeira dúvida, natural, é para que serve este Crossland X se a Opel já tem o Mokka X? São modelos de cariz bem diferente, o primeiro muito mais urbano, devendo estar, para já, disponível apenas com tracção dianteira, além de ter menos 70 mm de altura ao solo, face ao seu "irmão" mais virado para escapadelas fora de asfalto. Boa notícia para o mercado português é que, ao contrário do Mokka X, o Crossland X deverá pagar Classe 1 nas portagens!
Como as fotos não nos dão, por si só, uma perspectiva completa das reais dimensões do Crossland X, deixemos aqui algumas comparações que ajudarão a situá-lo na gama da Opel: com 4,21 m de comprimento, tem apenas menos 1,6 cm que o Mokka X, embora seja 10,6 cm mais baixo (1,59 m de altura); já em relação ao Corsa, este novo modelo é bastante mais "corpulento", com mais 19,1 cm no comprimento e 10,7 cm em altura; por fim, face a um Astra, o Crossland X é 16 cm mais curtos mas 10 cm mais alto.
Esta plataforma – que dividirá com as futuras novas gerações dos Peugeot 2008 e Citroën C3 Picasso – serviu, contudo, para aumentar o espaço habitável, conseguindo modular a relação entre o espaço para os passageiros de trás e o volume da bagageira, pela regulação longitudinal dos bancos, divididos na proporção 40:20:40, num curso de 15 cm. Assim, quando os bancos estão todos para trás, a mala tem 410 litros, mas quando estão na posição mais avançada fica com gigantes 520 litros! Só para se ter duas referências, a mala de Corsa tem 285 litros e a do maior Mokka X fica-se pelos 356 litros…
O habitáculo segue a mais recente linha de produtos da Opel, com um visual muito mais limpo e liberto da confusão de botões que chegou a marcar os painéis da marca alemã. Agora, graças ao ecrã táctil central, tudo fica mais simples, com menos botões. A posição de condução será elevada, a visibilidade muito boa e o interior poderá ser particularmente luminoso graças ao enorme tejadilho panorâmico (opção) que cobrirá praticamente todo o Crossland X.
Em termos de mecânicas a disponibilizar na fase de lançamento, sabe-se que haverá três versões a gasolina e duas Diesel. A gasolina haverá três variantes do motor de 1,2 litros, atmosférico com 81 cv ou Turbo de injecção directa com 110 ou 130 cv. O Diesel estará entregue ao 1.6, com 99 ou 120 cv. As duas versões de topo de cada um dos propulsores estarão associadas a caixas manuais de seis velocidades, tendo as outras caixas de cinco velocidades. O 1.2 Turbo de 110 cv pode ter caixa automática como opção.
O Opel Crossland X vai chegar ao mercado com algumas tecnologias pouco vulgares em carros do segmento B – o seu grande rival será o Renault Captur –, como faróis de LED adaptativos, "head-up display" (que projecta as informações no pára-brisas) ou carregamento de telemóveis por indução (sem fios). Serão opcionais, é verdade, mas não existem para carros deste tamanho…
Além disso poderá ainda contar com dispositivos de segurança activa como travagem de emergência em caso de risco de colisão frontal, com detecção de peões, manutenção na faixa, reconhecimento de sinais e estacionamento semiautomático.
Tratando-se de um modelo que apelas claramente a uma clientela mais jovem, o Crossland X terá também o "último grito" a nível de conectividade, permitindo replicar os "smartphones" através de aplicações como o Apple Carplay ou o Android Auto. E pode ter ainda um "hot spot wi-fi", caso conte com o sistema de assistência e apoio de emergência OnStar.
O Opel Crossland X fará a sua estreia pública no dia 1 de Fevereiro, numa cerimónia em Berlim. Depois, será uma das grandes estrelas do espaço da marca alemã no salão de Genebra, na segunda semana de Março.