À primeira vista parece um… mini-
Leon, mas o novo Seat Ibiza pretende muito mais que isso e será um passo gigante da marca espanhola na sua recuperação de vendas, quando for posto à venda, a partir de meados de Junho. Agora que o
SUV Ateca vai de vento em popa, que o Leon foi renovado e que já se anuncia um novo SUV mais pequeno, o
Arona – feito sobre a base deste Ibiza – ainda para este ano, a Seat atravessa uma fase de arrebatamento total!
E o caso não é para menos, analisando a quinta geração daquele que tem sido, nas
últimas três décadas, o pilar mais importante da sua história, o Ibiza. De frente, são inegáveis as semelhanças estéticas com o Leon, o que não é uma má notícia, longe disso! Os faróis com os LED diurnos triangulares são a nova assinatura dos Seat e é a grande distância entre eixos, com as rodas bem nos cantos e os pequenos vãos anterior e posterior que nos fazem parecer o Ibiza um carro muito maior. Já a traseira é muito mais característica do Ibiza, com as ópticas mais pequenas a ligarem a linha de cintura ao vinco que realça a bagageira.
Mas esta é uma renovação total que não passa só por um "design" refeito mas também por uma nova plataforma que levou a mudanças importantes nas dimensões exteriores e interiores. Este Ibiza parece um carro maior, apesar de ser… 2 mm mais curto (4,059 m) e 1 mm mais baixo (1,444 m). Mas está muito mais largo, com um aumento de 87 mm (1,780 m).
Isto significa um ganho significativo de habitabilidade em largura, em especial no banco traseiro para as situações em que é preciso levar três passageiros. Mas também à frente, pois os bancos são agora 42 mm mais largos. O aumento da distância entre eixos – confirma-se a informação que adiantámos hoje de manhã do crescimento em 95 mm – permite também que o espaço para as pernas dos passageiros de trás tenha crescido em 35 mm.
E confirma-se uma das maiores novidades inicialmente adiantadas (com alguma desconfiança, admitimos…), em relação ao descomunal aumento da bagageira! O novo Ibiza passa a ser, de longe, a referência do segmento B com 355 litros de capacidade (mais 63 que a geração que substitui), muito à frente do Hyundai i20 (336) e do Skoda Fabia (330). E sem comparação com os modelos mais vendidos, como o
Renault Clio ou
Citroën C3 (300),
Ford Fiesta (290), Peugeot 208 (285) ou VW Polo (280). Uma bagageira de fazer inveja a alguns carros… do segmento superior e que ganhou em funcionalidade com um plano de carga mais baixo.
Outra informação aqui adiantada e que se confirma é a das motorizações com que a quinta geração do Seat Ibiza será lançada, em Junho: o 1.0 TSI (3 cilindros) a gasolina e o Diesel 1.6 TDi, ambos com versões de 95 ou 115 cv, as primeiras com caixa manual de 5 velocidades, as segundas com seis velocidades. Em opção haverá a caixa automática DSG de 7 velocidades. Antes do final do ano aparecerá o novo motor de quatro cilindros a gasolina, 1.5 TSI de 150 cv, com caixa de 6 velocidades.
Assente na plataforma MQB A0 do Grupo VW, o novo Ibiza tem, segundo a Seat, um comportamento dinâmico ainda mais ágil que o da geração anterior. Não só pelo trabalho feito a nível das suspensões e chassis, mas até pela configuração do próprio carro: sendo bastante mais largo, permitiu que as vias também aumentassem, a da frente em 60 mm, a de trás em 48 mm, além do crescimento da distância entre eixos contribuir para maior estabilidade. Tudo isto ajuda no comportamento em curva, a que se junta um aumento da rigidez torsional em 30%.
Quanto a equipamentos, a quinta geração do Ibiza será declinada em quatro níveis distintos, com designações já habituais na marca: Reference, Style, FR e XCellence. Estes últimos dois terão o mesmo preço, destinando-se a clientelas distintas, com o FR mais virado para quem valorize mais um automóvel desportivo, com um difusor traseiro, pára-choques dianteiro específico e suspensão desportiva com dois modos, Normal e Sport. Já o nível XCellence aposta na sofisticação, com acabamentos mais requintados e equipamento mais completo.
Em termos de ajudas à condução, o novo Ibiza também recebe as mais recentes tecnologias, trazendo algumas delas ao segmento B. Sistema anti colisão Front Assist, assistência de tráfego, "cruise control" adaptativo, novos sensores de estacionamento, câmara de marcha-atrás ou acesso mãos-livres são algumas delas.
O habitáculo é bastante envolvente como se pretende num veículo em que o ADN desportivo não se perdeu, mas onde se destaca o ecrã central táctil de 8 polegadas, o maior que o Ibiza alguma vez conheceu. Só estará disponível nos níveis mais elevados de equipamento e serve para se controlar muitas funções (áudio, multimédia, navegação, configurações do carro, etc.), além de ser aí que se encontrarão as aplicações "espelhadas" do "smartphone" através de uma de três opções: Apple Car Play, Android Auto ou Mirror Link.
Com um "design" renovado e, julgamos, consensual em relação ao seu lado emocional e sedutor, o novo Seat Ibiza aparece como um avanço importante nesta gama história do construtor espanhol: lançado em 1984 – o primeiro Ibiza foi desenhado pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro e tinha um motor concebido em colaboração com a Porsche! –, as quatro gerações deste modelo já venderam mais de 5,4 milhões de unidades. Revelada hoje a quinta geração, segue-se a apresentação pública no início de Março no salão de Genebra e o arranque da comercialização em meados de Junho. Para prosseguir uma história de sucesso.