Horas depois de apresentar o SQ8 TDI com 429 cv de potência, a Audi mostrou o "facelift" do Audi Q7. Além de uma ligeira actualização visual, o "SUV" da marca de Ingolstadt também recebeu novos atributos técnicos e passou por uma evolução tecnológica.
Com 5,06 metros de comprimento, 1,97 metros de largura e 1,74 metros de altura, o renovado Audi Q7 segue a mesma linguagem de estilo dos modelos mais recentes da marca alemã. Isso fica bem visível na renovada grelha dianteira "Singleframe" com listas cromadas na vertical, nas entradas de ar redesenhadas e nos novos grupos ópticos com tecnologia HD Matrix LED.
Na traseira, o que mais salta à vista é a faixa horizontal cromada a unir os faróis, tal como encontramos no Audi A8. Ainda assim, quem comprar o "pack" opcional S-Line vai contar com um difusor traseiro cromado e jantes de 20 polegadas.
O Audi Q7 continua a contar com lugar para 5 ou 7 ocupantes, mas viu o habitáculo totalmente renovado. Na versão com lugar para cinco, o Q7 apresenta uma bagageira com uma capacidade que varia entre os 865 e os 2050 litros. O portão traseiro eléctrico é de série mas na lista de opcionais há uma função de abertura "mãos-livres".
Os dois ecrãs digitais também fazem parte de um novo conceito que a Audi estreou no A6 e no novo Q8. Trata-se de um sistema que combina um painel de instrumentos digital (Audi virtual cockpit) com dois ecrãs montados na consola central. Um deles controla o sistema de navegação e todo o sistema multimédia, o outro reúne os comandos tácteis da climatização.
A lista de opcionais, tal como sempre acontece com as marcas alemãs, é longa e atractiva. Entre as opções mais interessantes há um sistema de iluminação ambiente, climatizador automático de quatro zonas, sistema de som 3D da Bang & Olufsen, sistema de "head-up display" e bancos desportivos "S".
O novo Audi Q7 conta ainda com o sistema MMI Navigation Plus que oferece ligação Wi-Fi e LTE 5G. Pode ser controlado por voz, vem com a Alexa da Amazon incorporada, com Google Earth e tem um novo sistema "Car-to-X" que já está disponível em algumas cidades europeias e que permite aos automóveis comunicarem entre si acerca das informações dos semáforos.
Como não poderia deixar de ser, o Q7 conta com as mais recentes tecnologias de auxílio à condução, nomeadamente um assistente activo de permanência em faixa, um sistema que antecipa as condições de trânsito e trava e acelera de forma automática.
Todas as motorizações do novo Audi Q7 contam com tecnologia "mild-hybrid" de série e combinam uma caixa automática tiptronic de oito velocidades e um sistema de tracção integral quattro. Na fase de lançamento estarão disponíveis apenas motorizações diesel, mas mais tarde haverá uma versão com motor a gasolina e uma proposta híbrida "plug-in".
A tecnologia "mild-hybrid" acrescenta ao motor a combustão um sistema eléctrico de 48 volts que combina um alternador/motor de arranque e uma pequena bateria de iões de lítio. Este sistema permite recuperar energia nas travagens, circular com o motor apagado durante 40 segundos e activar o sistema "start/stop" aos 22 km/h, antes do automóvel parar.
A marca alemã não descurou o dinamismo deste SUV e deu-lhe um eixo traseiro direccional (opcional), que permite uma maior agilidade a baixos regimes e uma maior estabilidade a grandes velocidades, barras estabilizadores activas (também opcionais) e, por fim, uma suspensão pneumática adaptativa, que tal como o nome sugere permite modificar a altura da carroçaria ao solo.
Quando chega ao mercado?
O novo Audi Q7 só vai chegar ao mercado nacional em meados do próximo mês de Setemebro, pelo que ainda não há qualquer indicação de preço para o nosso país.