A espera chegou ao fim! A Audi resolveu (finalmente!) mostrar ao mundo o SQ8, a versão mais radical e desportiva do SUV Q8, pelo menos até aparecer o RSQ8.
A imagem mantém-se mas o carácter desportivo foi acentuado por vários elementos decorativos e aerodinâmicos. Falamos de um difusor traseiro cromado, de jantes desportivas de maiores dimensões, de novas entradas de ar e de quatro saídas de escape traseiras. O habitáculo destaca-se por contar com vários apontamentos cromados e com superfícies em Alcantara.
Mas a maior estrela desta versão está debaixo do capot. É que a alimentar este modelo está um motor V8 biturbo de 4.0 litros que produz 429 cv de potência e 900 Nm de binário máximo a partir das 1000 rpm. Estes números permitem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 4,8 segundos e uma velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Este motor está associado a um compressor eléctrico e a um "pack" de baterias de 48 Volts que tem como objectivo eliminar o "atraso" do turbo. Mas se quiser desfrutar apenas deste modo eléctrico saiba que também o pode fazer, ainda que a velocidade máxima esteja limitada aos 22 km/h.
Os travões em carbono passam a ser equipamento de série nesta versão, que ainda conta com suspensão pneumática adaptava e com o sistema "Drive Select". Na lista de opcionais encontramos opções como quatro rodas direccionais, barras "anti-roll" electromecânicas e um diferencial desportivo.