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A electrificação trouxe profundas transformações à indústria automóvel e o mundo da competição também não foge à regra.
No salão automóvel de Tóquio, a Subaru mostrou em primeira mão o que poderá ser o futuro da marca japonesa nas pistas de corrida.
O STI E-RA Concept apresenta-se como uma verdadeira besta e as suas intenções estão bem claras na sua sigla: Electric Record Attempt (Tentativa de Recorde Eléctrico).
Sim, é desejo da divisão Tecnica International da Subaru que o hiper desportivo faça em menos de 6m40s a volta completa à Nordschleife de Nürburgring.
Para cumprir esse objectivo, o bólide será primeiro sujeito a intensos testes em várias pistas japonesas ao longo deste ano antes de atacar o recorde em 2023.
A receita é simples: potência em abundância, mercê dos quatro motores eléctricos com 1.088 cv combinados. E a tracção às quatro rodas dispõe ainda de vectorização de binário para um controlo absoluto.
Sinais enviados pelos sensores determinam a velocidade do carro, bem como o ângulo de direcção, a força G, e a carga para determinar a melhor tracção e travagem em cada roda.
Claro que a bateria, com apenas 60 kWh de capacidade, não promete uma autonomia impressionante, embora o seu desafio sejam os pouco mais de 20 quilómetros da pista.
Em termos visuais, é notório o sentido de velocidade que as linhas aerodinâmicas conferem ao modelo. À frente destacam-se os estilizados faróis e luzes diurnas LED, assim como o pronunciado divisor dianteiro.
As aberturas dos arcos das rodas da frente, assim como a destacada entrada de ar sobre o tejadilho, também saltam à vista, a que se somam a enorme asa traseira e o grande difusor.
Sublinhe-se ainda que o Subaru STI E-RA Concept está conforme os regulamentos da FIA para GT eléctricos. Significa isso que o que é agora um protótipo pode tornar-se num verdadeiro hiper carro de competição em muito pouco tempo.
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