A Volvo e a Geely preparam-se para deslocar, para uma única empresa, as actuais operações de desenvolvimento de motores de ambos os construtores automóveis.
A nova firma de âmbito global ficará responsável pelo desenvolvimento e fabricação da nova geração de propulsores de combustão interna e híbridos para as marcas – Volvo, Geely Auto, Lotus, Proton, Lynk&Co e LEVC – que constituem o portefólio do construtor chinês.
Por trás desta decisão, que também está aberta ao fornecimento de motores para outros construtores automóveis, pretende-se que a Volvo se foque no desenvolvimento de uma linha de propulsores totalmente eléctricos para os seus futuros modelos. Refira-se, aliás, que é objectivo da marca sueca que metade dos seus veículos vendidos até 2025 sejam híbridos ou 100% eléctricos.
Os planos do novo negócio estão ainda em desenvolvimento mas ambos os construtores já afirmaram que não estão previstas reduções na força de trabalho na empresa que irá ser criada.
Pelo contrário, está previsto que a firma acolha 3 mil pessoas da Volvo e 5 mil da Geely, embora o negócio tenha ainda de ser aprovado pelas estruturas sindicais e pelas autoridades suecas.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?