Pesquisa
Tome Nota

Venda dos Polestar "eléctricos" bloqueada em França

18:20 - 27-10-2020
 
Venda dos Polestar "eléctricos" bloqueada em FrançaVenda dos Polestar "eléctricos" bloqueada em FrançaVenda dos Polestar "eléctricos" bloqueada em FrançaVenda dos Polestar "eléctricos" bloqueada em França
Venda dos Polestar "eléctricos" bloqueada em FrançaVenda dos Polestar "eléctricos" bloqueada em FrançaVenda dos Polestar "eléctricos" bloqueada em FrançaVenda dos Polestar "eléctricos" bloqueada em França

As vendas dos "eléctricos" Polestar 1 e Polestar 2, que deverão chegar à Europa no início do próximo ano, foram bloqueadas em Ftança por decisão judicial de um tribunal de Paris.

Em causa estará, segundo o portal L’Automobile Magazine, uma queixa da Citroën que evidencia a semelhança entre o seu logótipo e o da marca sino-sueca.

Aliás, basta aceder à página de internet da Polestar France, para configurar qualquer um dos modelos 100% eléctricos, para perceber que não o consegue fazer.

Após clicar na página, surge uma mensagem da insígnia a afirmar que o acesso não é possível "devido a restrições territoriais no uso das marcas francesas n.° 016898173 e n.° 01689532".

Aparentemente, esta guerra de logótipos já dura há alguns meses, depois de vários internautas assinalarem as semelhanças entre os emblemas das duas marcas.

Ainda de acordo com L’Automobile Magazine, a Citroën avançou, em Julho de 2019, com uma reclamação judicial.

A justiça francesa decidiu, a 4 de junho, que "a empresa Polestar Performance prejudicou a reputação das marcas francesas n.° 3422762 e n.° 3841054 que a Automobiles Citroën possui".

Entenda-se, nesta decisão, que o grupo PSA também aponta semelhanças do logótipo da marca sino-sueca com o logótipo da DS.

Além de uma multa de € 150.000 por danos, o tribunal de Paris ordenou que o uso do logotipo na França fosse interrompido três meses após a decisão, e por um período de meio ano.

No portal da Polestar, o número telefónico leva a uma linha directa em que uma mensagem de voz gravada solicita um contacto posterior, o que impede a confirmação desta decisão.

Recorde-se que confrontos judiciais deste calibre não são inéditos no mundo automóvel. Basta referir o caso em a Peugeot obrigou a Porsche a rebaptizar o 901 para o mítico Porsche 911.

Já nos anos 90, foi a Audi a reclamar junto da Renault o uso de Quadra, que supostamente iria colidir com a designação ‘quattro’ dos seus modelos.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.