A empresa Aston Martin vai usar o nome Varekai num futuro "crossover", isso parece ser certo, depois de a companhia britânica ter patenteado o nome para o utilizar num próximo modelo. Até aqui parece haver consenso, a partir daqui… divergência de versões, consoante as revistas britânicas!
Na "versão Lagonda", tratar-se-ia de um "crossover" eléctrico, já que a Aston Martin pretende que aquela seja a primeira marca de luxo totalmente eléctrica. E já com uma larga capacidade de condução autónoma.
Contudo, a versão da "Autocar" parece fazer mais sentido começando até por um detelhe que pode parecer de importância reduzida mas a que as gentes do "marketing" ligam bastante: Varekai é mais um nome começado por "V", como já vai sendo hábito nos Aston Martin mais especiais, como o Vanquish, Vantage e, claro, o hiperdesportivo Valkyrie!
No entanto, a versão de produção – será o Aston Martin Varekai?... – não só terá quatro portas de cada lado como terá uma linha de tejadilho bastante mais comprida, para ganhar em funcionalidade e habitabilidade traseira. Será também o primeiro Aston Martin com tracção integral, embora não seja ainda certo se todas as versões a terão, ou se poderá haver algumas apenas de tracção traseira.
Certo é que o chassis será feito pela Aston Martin que domina a tecnologia das plataformas em alumínio coladas e aparafusadas, para maior leveza e rigidez. E que recorrerá a alguns componentes e mecânicas da Mercedes, nomeadamente o V8 de origem AMG, com 510 cv. O topo de gama terá, contudo, o V12 "da casa", com 608 cv, que já está no DB11.
O "crossover" da Aston Martin será construído na nova fábrica que a marca está a terminar de montar nos três enormes hangares da antiga base aérea de St. Athan, no País de Gales, que passará também a ser o centro da firma britânica para a electrificação. O suposto Varekai será lançado em 2019 para, no ano seguinte, aparecer o primeiro desportivo de motor central-traseiro, para um ataque directo à Ferrari! Com um ano de 2017 de lucros chorudos, depois de seis anos de prejuízos, a Aston Martin avança para um futuro risonho.