A Aston Martin revelou no Salão Automóvel de Genebra o Lagonda Vision, um protótipo de zero emissões que dá o pontapé de saída para um modelo que vai começar a ser produzido já em 2021. Apesar de ainda não passar de um estudo, este concept já nos dá algumas pistas acerca de como poderão vir a ser os futuros modelos da Lagonda, a submarca de automóveis de luxo da Aston Martin.
Mas apesar da forma mais esguia e desportiva, o habitáculo deste concept apresenta muito espaço útil e pode acomodar, segundo a marca britânica, quatro pessoas com dois metros ou mais. Para isso muito se deve a ausência de uma mecânica convencional, já que a única coisa com que os designers da Aston Martin se tiveram que preocupar foi com o "pack" de baterias, convenientemente arrumado por baixo do habitáculo.
Isso permitiu fazer uma coisa a que por norma não estamos habituados: começar a desenhar o carro do interior para o exterior! Como tal, os designers da Aston Martin criaram primeiro interior e só depois arranjaram forma de acomodar as baterias e de construir uma carroçaria capaz de transmitir o mesmo conceito criado para o habitáculo.
E todos poderão fazê-lo, já que este modelo está equipado com tecnologia de condução autónoma de nível 4 e dispensa a presença de condutor. Por isso a única coisa que tem de fazer é conversar, ler um livro ou simplesmente relaxar, já que o Vision vai ocupar-se do resto.
O sistema propulsor é eléctrico e está ligado a um conjunto de baterias de estado sólido que garantem uma autonomia de 650 quilómetros com apenas uma carga. Conta ainda com um sistema de tracção inteligente que consegue distribuir a potência pelas várias rodas de acordo com o necessário para cada momento.
É certo que quando começar a ser produzido, em 2021, este Lagonda terá um aspecto bem mais convencional. Ainda assim, este Lagonda Vision Concept não deixa de nos dar pistas acerca de como serão os automóveis do futuro do "braço" de luxo da Aston Martin.