![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
Para celebrar o 30.º aniversário da STi (Subaru Tecnica Internacional) a Subaru acaba de lançar o Subaru WRX STi Diamond Edition, uma edição limitada a 30 unidades e que será comercializada em exclusivo na África do Sul.
Com um motor turbo de 2.5 litros de quatro cilindros que produz 354 cv de potência (às 4.500 rpm) e um binário máximo de 464 Nm (às 4.000 rpm), a Subaru South Africa garante que este é o modelo STi mais potente de sempre. Ainda assim, convém recordar que em 2010 foi lançada uma versão limitada exclusiva para o Reino Unido, denominada Impreza STi CS400, criada em parceria com a Cosworth, que debitava uns impressionantes 400 cv e 542 Nm.
Este aumento de potência foi conseguido graças à instalação de uma nova unidade de controlo do motor (ECU) e de um novo sistema de escape de altas prestações. A velocidade máxima continua fixada nos 255 km/h, mas o registo da aceleração dos 0 aos 100 km/h é sete décimas mais rápido, descendo para os 4,5 segundos.
As alterações mecânicas não se esgotaram no motor, já que a Subaru SA acrescentou vários reforços estruturais e instalou um novo sistema de travões da Brembo com pinças de seis pistões à frente e de dois pistões atrás.
Para combinar com este aumento de potência e de "performances" a divisão sul-africana da Subaru deu a este WRX STi Diamond Edition um "look" mais agressivo e mais 20 mm de largura, permitindo assim acomodar jantes de 19 polegadas montadas em pneus 246/35 R19.
Dentro do habitáculo destacam-se as molduras exclusivas do "tablier", a placa numerada que confirma que se trata de uma versão muito exclusiva e claro, o sistema multimédia que conta com um ecrã táctil de sete polegadas e um sistema de som da Harman Kardon de sete altifalantes.
A Subaru já está a aceitar encomendas para este WRX STi Diamond Edition, mas tal como referimos acima, só será vendido no mercado sul-africano. Cada exemplar custa qualquer coisa como 49 mil euros e os primeiros clientes vão começar a recebê-lo no início do próximo ano, em Janeiro.