Não é nada fácil encontrar um Ford Sierra RS Cosworth num estado impecável… e muito menos quando se trata do modelo de pré-produção!
O desportivo em causa foi um dos dez carros construídos em Novembro de 1985, oito meses antes de a versão definitiva entrar na linha de montagem.
Com apenas 109 mil quilómetros, dos dez carros produzidos é o único sobrevivente dos três concebidos para circular na estrada, indo a leilão online, a 23 de Julho, pela The Market.
O preço de venda está estimado a partir dos 43 mil euros, mas não seria surpresa nenhuma se ultrapassasse os 65 mil euros face ao estado original (e cuidado) em que se encontra.
O Ford Sierra RS Cosworth marcou, de forma indelével, a segunda metade de uns anos 80 ávidos por velocidade. Quem não se lembra da enorme asa traseira sobre a bagageira?
"Não é apenas um dos Fast Ford mais desejáveis entre os coleccionadores", explica Tristan Judge, director da leiloeira britânica, "mas também um dos primeiros exemplares construídos".
Os 204 cv de potência e 276 Nm de binário desenvolvidos pelo bloco de 2.0 litros e quatro cilindros, passados às rodas traseiras por uma caixa manual de cinco relações, atiravam o bólide dos 0 aos 100 km/hora em 6,2 segundos, para uma velocidade de ponta de 240 km/hora.
Se o leitor é daqueles que nunca esqueceu a lenda por trás do Ford Sierra RS Cosworth, esta pode ser a oportunidade de conseguir um exemplar exclusivo. Único problema? O volante é do lado direito!
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?