Passear o carro reluzente pelos locais da moda e chamar a atenção de quem por ali passeia, é o desejo de muitos.
Embora seja um sonho para muitos daqueles que não têm um automóvel superlativo que lance a inveja pelas pessoas que o rodeiam, asseguramos que um carro lavado e bem cuidado pode ser um excelente cartão-de-visita sobre a nossa personalidade. Talvez ainda mais importante, a lavagem regular também ajuda a prolongar a sua vida útil.
É vulgar muitos de nós só lavar o carro quando a chuva deixou de ser uma opção. Agora que o Verão decidiu, finalmente, ficar pelo nosso país, é tempo para avançarmos com algumas dicas sobre a melhor forma de mantê-lo com bom aparência. Numa questão de minutos, até conseguimos descobrir qual a verdadeira cor da carroçaria que se esconde sob a capa da sujidade.
Existem no mercado um número quase infindável de produtos adequados para remover e lavar aquelas manchas negras que se incrustam na chapa, seja devido às poeiras no ar, às estradas empoeiradas ou, em grande parte, aos dejectos pegajosos das aves.
Aliás, quem estaciona à sombra das árvores já sabe a surpresa que poderá ter quando regressar ao carro. E, se vai com frequência à praia, já deve estar ciente dos malefícios que a areia e o salitre fazem à chapa de um automóvel.
Um jacto de água pressurizada sobre a carroçaria assume, aqui, uma razão primordial já que consegue remover os resíduos e assegura a efectiva limpeza da viatura quando aplicamos o champô.
Este conselho ganha ainda maior importância quando falamos das áreas mais baixas da carroçaria, dos arcos das rodas, dos pneus e das jantes. São nesses locais que, normalmente, se acumulam a maior parte dos resíduos, que também são os mais difíceis de retirar.
Os vidros, os retrovisores e a zona de matrícula, sem esquecer as escovas de limpa pára-brisas, também são áreas que não devem ser negligenciadas. Será necessário dizer que, no caso das superfícies envidraçadas, é também conveniente lavá-las por dentro? É que, às vezes, a pressa leva-nos a ignorar esse passo!
Muitas vezes, limitamo-nos a sacudir os tapetes do habitáculo e a passar ao de leve, com um pano húmido, sobre os plásticos do ‘tablier’ e das portas. Os vidros são deixados para trás, talvez porque, muitas das vezes, não temos à mão o líquido próprio para os limpar.
O carro está, por fim, lavado mas ainda não está a brilhar como o queremos. É nessas situações que as ceras de polimento ganham protagonismo: protegem a carroçaria dos raios ultravioleta do sol e mantêm-na limpa durante mais tempo.
Único senão a estar atento: evite lavar a viatura nas horas de maior calor e nunca o deixar a secar ao sol ou em movimento. Não vale a pena termos passado tanto tempo a tratar do carro para depois ficar com pequenos traços negros por não o termos secado como deve de ser.
Até aqui, não destacámos as vantagens e desvantagens de lavar o automóvel à porta de casa ou da garagem. A lavagem junto ao lar assegura-nos todo o tempo do mundo para o "mimarmos" como ele merece.
Num centro de lavagem, pelo contrário, o tempo está contado ao segundo, de acordo com as moedas que temos para gastar na tarefa. Contudo, numa altura em que a protecção ambiental está na ordem do dia, lavar o carro fora dos centros de lavagem tem os seus malefícios.
Para além de gastar mais água do que a necessária, é de alertar que os químicos usados na missão escorrem para a sarjeta sem qualquer tratamento, ao contrário do que se passa nessas instalações. Por meia dúzia de euros poupados, se calhar não vale a pena estarmos a contribuir para um meio ambiente menos saudável.