Há muito que se fala na possibilidade da Peugeot estender o catálogo do SUV 3008 com uma proposta mais radical e potente, tal como acontece com o Peugeot 308 GTi e o 208 GTi, por exemplo. E agora a marca gaulesa parece finalmente ter encontrado a fórmula com que vai "atacar" este novo segmento.
Se até aqui se pensava que a aposta ia passar por uma versão com a "assinatura" GTi, Laurent Blanchet, director de produto da marca, afirmou em declarações à "AutoExpress" que esta variante será um híbrido "plug-in" – ou seja, de ligar à "ficha"- e que pode ganhar a designação "GT".
"O híbrido é um carro desportivo, mas o logo GTi é mais para o segmento de pequenos hatchbacks; um 3008 com o logo GTi é demasiado nesta altura. Podemos antes usar a designação GT", afirmou Blanchet. "Posso dizer-vos, esta tecnologia (PHEV) estará disponível no nosso motor 1.6 THP. Ao combinar um motor a gasolina com um motor eléctrico, a potência combinada do carro será de 300 cv, mais coisa menos coisa", concluiu.
O sistema deverá ser composto por um motor 1.6 THP de 200 cv que estará associado a dois motores eléctricos de 80 KW (109 cv) cada, o que perfaz um total próximo dos 300 cv (recorde-se que os motores eléctricos não podem ser usados em todo o seu potencial em simultâneo). O primeiro propulsor eléctrico estará montado entre o bloco térmico e a caixa de velocidades automática de oito velocidades e o segundo será instalado no eixo traseiro, o que permitirá que esta variante tenha tracção integral, ao contrário do que acontece com o 3008 "convencional". Igualmente montada sobre o eixo traseiro estará uma bateria com 13 kW de potência (pesa cerca de 120 kg) que deverá garantir uma autonomia em modo totalmente eléctrico de 60 km.
Este sistema será muito próximo do que a DS vai utilizar na variante híbrida do DS7 Sportback, denominada Sportback E-Tense, que tal como esta proposta híbrida do Peugeot 3008 também tem chegada prevista ao mercado para 2019.