O preço do petróleo de referência para os Estados Unidos, o chamado WTI (West Texas Intermediate) esteve esta manhã a subir 103,61% para os 1,36 dólares por barril, regressando a patamares positivos após a queda de magnitude histórica do dia de ontem, precipitada pela escassez da procura pela matéria-prima. Contudo, depois da abertura da sessão europeia, já regressou a valores abaixo de zero, cotando nos -4,53 dólares pelas 8:30 (hora de Lisboa).
O ativo iniciou a sessão asiática desta noite a valer -14 dólares por barril, o que significava que os produtores estavam a pagar 14 dólares para que os investidores abrissem espaço nos seus inventários que estão prestes a atingir o seu limite de armazenamento. A certo ponto na sessão de Wall Street de ontem, esse valor chegou a tocar nos -40 dólares por barril, enquanto que na passada sexta-feira, um barril de WTI estava avaliado em 18,27 dólares, um valor já baixo tendo em conta o histórico recente.
Esta terça-feira marca o último dia de negociação deste contrato de futuros para entrega em maio. E o que é que isto significa? Um contrato de futuros
confere ao seu detentor a obrigação de, no dia em que o prazo de negociação expirar, comprar ou vender esse ativo, ao preço previamente definido.
Leia a notícia na íntegra no "Negócios"