Pesquisa
Actualidade
Media chineses dizem que autocarro elevado é uma fraude
16:00 - 10-08-2016
  3
Media chineses dizem que autocarro elevado é uma fraudeMedia chineses dizem que autocarro elevado é uma fraudeMedia chineses dizem que autocarro elevado é uma fraudeMedia chineses dizem que autocarro elevado é uma fraudeMedia chineses dizem que autocarro elevado é uma fraudeMedia chineses dizem que autocarro elevado é uma fraude
Media chineses dizem que autocarro elevado é uma fraudeMedia chineses dizem que autocarro elevado é uma fraudeMedia chineses dizem que autocarro elevado é uma fraudeMedia chineses dizem que autocarro elevado é uma fraudeMedia chineses dizem que autocarro elevado é uma fraudeMedia chineses dizem que autocarro elevado é uma fraude
O "Transit Elevated Bus –TEB", que foi pensado para resolver (ou pelo menos ajudar!) o trânsito na China, foi recentemente apresentado ao público mas já há quem diga que tudo não passa de uma fraude!

Apresentado há cerca de dois meses na "China Beijing International Hight-Tech Expo", o famoso "autocarro elevado" realizou a sua primeira "prova real" na cidade chinesa de Qinhuangdao. Mas este teste, levado a cabo pela Jinchuang Corp – empresa que produziu o primeiro TEB funcional – levantou muitas questões que ficaram por responder.

Além do teste não ter simulado as condições reais de trânsito – recorde-se que foi realizado numa extensão de apenas 300 metros -, novas informações sugerem que nem as autoridades locais foram avisadas de que este evento iria acontecer.

Mas as dúvidas não ficam por aqui, é que o grande "cartão de visita" deste autocarro – que na verdade é uma espécie de comboio – é o facto de poder passar por cima do trânsito e é precisamente esta "característica" que levanta mais questões. A altura máxima dos veículos que podem circular na China é de 4,2 metros. Contudo, este "autocarro" só consegue passar por cima de veículos que tenham no máximo… 2 metros!

São problemas que só deverão ser respondidos quando a empresa conduzir novos testes, desta vez mais… completos!

Ainda assim, certamente que não serão estes os pontos que estarão na lista de prioridades da empresa responsável pelo projecto. É que segundo avança o portal "Shanghaiist", existem media chineses a levantar a hipótese do TEB se tratar de um manobra fraudulenta destinanda a atrair investidores (naturalmente empolgados com o "hype" que os recentes vídeos e imagens causaram em todo o Mundo) e que no final de contas esta ideia nunca iria sair do papel.

Outro dos argumentos que sustenta esta teoria é que apesar da "estreia oficial" estar inicialmente marcada para o final do presente ano, vários jornalistas visitaram o local onde supostamente estaria a ser construída a fábrica que iria produzir estes veículos e a única coisa que encontraram foi "um monte de terra".

Song Youzhou, engenheiro responsável pelo projecto, negou todas as acusações e insistiu no facto de que tudo está a "correr sobre carris…". "Nós não fizemos absolutamente nada de errado. Os últimos testes mostraram que o autocarro é perfeitamente possível", afirmou.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.