Pesquisa
Actualidade

Autocarro elevado chinês já é uma realidade!

12:29 - 05-08-2016
  18
Autocarro elevado chinês já é uma realidade!
Um "autocarro elevado" que passa por cima dos automóveis foi pela primeira vez testado na China, na cidade de Qinhuangdao.

A plataforma do "The Transit Elevated Bus" ou TEB, está a dois metros do chão, o que permite que este "autocarro" deslize por cima dos automóveis. Contudo, esta altura não permite que veículos de maior dimensão, tais como camiões ou autocarros, possam passar por baixo deste veículo.

Com 22 metros de comprimento, 7,8 de largura e 4,8 de altura, este TEB-1 protótipo pode transportar até 300 passageiros, substituindo cerca de 40 autocarros convencionais. Alimentado por electricidade, atinge velocidades próximas dos 60 km/h, o que pode não parecer muito. No entanto, lembre-se que este veículo não precisa de ficar parado no trânsito.

A viagem de teste aconteceu numa estrada com "apenas" 300 metros de comprimento, mas foi um sucesso e a empresa responsável pelo desenvolvimento deste veículo já garantiu que no futuro poderão ser "ligadas" até quatro veículos destes, aumentando assim a capacidade de transporte.

Para já, trata-se apenas de um protótipo, mas é bastante animador ver uma ideia tão revolucionária ser implementada no chamado "mundo real". A "estreia" oficial está prevista para o final do presente ano e estima-se que ajude a aliviar os enormes problemas de trânsito que se verificam na China.

Autocarro elevado chinês já é uma realidade!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.