Jean-Pierre Ploué foi o nome escolhido para dar uma nova vida à Lancia. E será o próprio director de design da Stellantis a supervisionar o desenvolvimento estilístico dos próximos modelos da marca italiana.
"O renascimento da Lancia é um desafio muito emocionante", afirmou o executivo francês. "É uma marca icónica, à qual queremos devolver o papel central que desempenhou no passado na Europa, explorando o seu enorme potencial".
Luca Napolitano, presidente da Lancia, já deu as boas-vindas a Jean-Pierre Ploué, à frente de "uma equipa de profissionais tão diversa para o sucesso" da insígnia.
Nascido em 1962 na França, Jean-Pierre Ploué formou-se na Escola Nacional de Artes Aplicadas e Artesanato de Paris.
A sua carreira profissional começou na Renault, onde nos dez anos que lá permaneceu, participou no desenvolvimento de projectos como o Twingo , a segunda geração do Clio e o primeiro Mégane.
Em 1995 mudou-se para Wolfsburg para trabalhar no centro de estilo da Volkswagen, assumindo três anos mais tarde o papel de responsável de design da Ford.
Um ano depois, substituiu Arthur Blakeslee à frente do centro de design da Citroën, tendo como principal missão o rejuvenescimento da marca.
Do seu lápis nasceram modelos como o C4, o DS3 e a segunda geração do C5, assim como o C6, sem esquecer os protótipos GT, C-Sport Lounge, C-Métisse e Metropolis.
Em 2009, foi promovido a director de design do grupo PSA, antes da sua integração no grupo Stellantis.
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