A divisão de restauros da Lamborghini, denominada "Lamborghini Polo Storico", foi criada pela fabricante italiana no ano passado e acaba de receber uma nova "casa". Situado no complexo da "Lambo" em Sant’Agata Bolognese, este novo centro é
"dedicado aos automóveis clássicos da Lamborghini e à preservação da herança da marca".
Este departamento conta com técnicos especializados capazes de restaurar e certificar automóveis clássicos da Lamborghini que tenham saído de produção há mais de 10 anos (desde o Lamborghini 350 GT ao Diablo). Este local serve ainda de "armazém" para todo o arquivo da marca e para peças sobressalentes originais.
"A preservação dos carros clássicos da Lamborghini e da rica herança associada não só aos carros mas também à nossa história de design, produção e marca inovadora durante mais de 50 anos, é um departamento essencial dentro da nossa empresa à medida que olhamos para o futuro", aficrmou Stefano Domenicali, CEO da Lamborghini.
"O investimento nas novas instalações do ‘Lamborghini Polo Storico’ reflectem a importância que damos à nossa herança e aos nossos clientes de carros clássicos que quando restauram e fazem a certificação e a manutenção dos seus carros querem regressar à Lamborghini para voltarem a ter a precisão e a autenticidade que só a Lamborghini oferece", concluiu.
Esta divisão da Lamborghini recebe clientes de todas as partes do mundo, sendo que é a própria marca a tratar do transporte de veículos que podem chegar a precisar de ficar entre seis a 24 meses em Itália até serem completamente restaurados. Uma vez feito esse restauro, o "Polo Storico" garante ainda um serviço de certificação de autenticidade que ajuda os preços dos "Lambo" clássicos a subir ainda mais.
Lamborghini 350 GT
Um dos trabalhos recentes mais notáveis do "Polo Storico" foi o
Lamborghini 350 GT, que ainda recentemente foi estrela no salão Rétromobile, em Paris. Trata-se de um exemplar com o chassis 0121 e foi uma das primeiras 15 unidades a sair da linha de produção da Lamborghini.
Criado em 1964, foi recentemente alvo de um restauro completo por parte dos técnicos do "Polo Storico", que precisaram de 1150 horas para "recuperar" a carroçaria e 780 horas para refazer toda a parte mecânica.
E se quer o exterior como o interior ganharam uma nova vida, os técnicos especializados desta divisão especial da Lamborghini não só realizaram o restauro com base nas características originais de fábrica como recorreram às mesmas técnicas de aplicação de verniz e o polimento como foi feito há 52 anos.