Pesquisa
Actualidade

Um dos primeiros “Lambo” regressou à vida

16:01 - 14-10-2016
  11
Um dos primeiros “Lambo” regressou à vida
O Lamborghini 350 GT foi o primeiro modelo a ser vendido pela marca de Sant´Agata Bolognese. O início de vida de Ferruccio Lamborghini como construtor não foi fácil. Em 1963 apresentou no Salão Automóvel de Turim o arrojado 350 GTV e a proposta não teve a melhor aceitação; o desenho original acabou por ser alterado, dando origem ao 350 GT, que veio a chegar ao mercado.

Como é obvio, não há muitas unidades deste modelo histórico, mas há um que talvez seja hoje a melhor recordação desses tempos: o chassis 0121 foi um dos primeiros 15 que saíram da fábrica de Sant´Agata Bolognese e conserva alguns detalhes do protótipo original, que depois foram abandonados nos modelos posteriores.

Pertence a um coleccionador privado e ao longo de um ano esteve nas mãos do Polo Storico da Lamborghini, um departamento criado para assistir e recuperar modelos da marca. Foi restaurado e renasceu com as características originais. Foram 1 150 horas de trabalho...

Um dos primeiros “Lambo” regressou à vida


A carroçaria foi totalmente recuperada, o motor 12 cilindros com um bloco em alumínio de 3 464 cc e 270 cv, tal como a caixa de cinco velocidades ZF, foram reconstruídos, o mesmo acontecendo com o sistema de refrigeração, os travões e o depósito de combustível. No interior, os bancos em couro negro foram refeitos de acordo com as características da época, enquanto o volante em madeira e os pedais foram restaurados. O auto-rádio ainda é o mesmo que está montado desde 1964.

A pintura manual, mantendo a técnica da época, respeitou o mesmo número de camadas, a aplicação do verniz e o polimento foram realizados da mesma forma que há 52 anos atrás. As jantes, produzidas pela Ruote Borrani di Milano, foram recuperadas para receber novos pneus Pirelli Cinturato 205/15.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.