O dia 12 de Agosto aproxima-se a passos largos e tudo indica que a greve dos motoristas de matérias perigosas vai mesmo avançar. As filas nos postos de abastecimento já se começam a formar e até já há quem fale em "sobrevivência".
Por isso, damos-lhe algumas dicas práticas para poupar combustível e fugir aos postos de abastecimento que se encontram lotados.
O que fazer para poupar combustível?
- Opte por abastecer o carro pela manhã, uma vez que a densidade da gasolina é menor e, por isso, gasta menos combustível na utilização da viatura.
- Não abuse no ar condicionado (AC), que também gasta combustível. Opte, sempre que possível, por abrir as janelas para fazer circular o ar. Evite estar constantemente a ligar e a desligar o AC, pois neste caso vai gastar ainda mais.
- Modere a velocidade. O estilo de condução influencia (e muito!) os consumos de combustível. Tente manter uma velocidade estável e utilizar bem a caixa de velocidades. Adopte uma condução defensiva.
- Pneus com a pressão correcta. Esta é outra dica simples mas que pode ter um impacto considerável nos consumos do seu automóvel. Esteja atento à pressão dos pneus e certifique-se que estão entre os valores recomendados para o seu automóvel.
- Não deixe que o depósito fique a menos de metade. Nem sempre é fácil cumprir, mas a verdade é que menos combustível no depósito significa mais ar. O resultado é um consumo superior.
- Não perca tempo à procura do melhor lugar. Se vir um lugar, estacione. Andar às voltas à procura de um lugar de estacionamento melhor ou mais próximo do local onde precisa de ir vai fazê-lo gastar combustível.
- Faça contas e compare preços. Os preços de combustíveis variam de posto para posto, por isso é importante compará-los. Ainda assim, e mesmo que o posto mais perto da sua casa seja mais caro, vale a pena pensar se não será mais vantajoso pagar mais do que ir a um mais longe, evitando assim gastar mais combustível.
- Estacione à sombra. Sempre que possível, opte por estacionar o automóvel à sombra, uma vez que o sol, seja no Verão ou no Inverno, favorece a evaporação da gasolina.
- Encha o que conseguir. Quando conseguir encontrar um posto de combustível, ateste o depósito, isto se antes não forem definidos limites máximos de litros por cliente. Neste caso, encha o maior número de litros que conseguir.
- Atenção ao peso! Reduza ao máximo o número de objectos que transporta no seu carro e leve apenas o necessário. Quanto mais compacto for o automóvel, mais importante é respeitar esta ‘dica’.
- Opte pelo ‘carpooling’. Tente dividir as viagens para o trabalho (ou para a praia) com colegas, optimizando assim o combustível que está a gastar. Além disto, tente fazer o mínimo de viagens possível e ir a todos os sítios que precisa de uma só vez.
- Desligue o carro. Se estiver parado durante mais de 1 minuto, desligue o carro. Assim vai poupar mais combustível.
- Pense nos percursos. Estude bem os percursos antes de sair de casa e escolha sempre a rota mais curta.
Se não conseguir cumprir com estas dicas, saiba onde pode abastecer o seu automóvel:
O Governo português decretou o estado de emergência energética e estabeleceu que a Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA) vai assegurar os serviços mínimos, contando esta rede com 374 postos, 320 dos quais destinados ao público em geral e 54 destinados aos veículos prioritários.
O Correio da Manhã desenvolveu um mapa interactivo que lhe permite ver, de Norte a Sul do país, os vários postos de abastecimento da rede de emergência. Pode consultar o mapa aqui.
Tal como aconteceu na greve do passado mês de Abril, também já foi criado um site que mostra todos os postos de combustível desta rede e se houve algum corte no fornecimento. Pode vê-lo aqui.
Quais as regras para os ‘jerricans’?
A DECO emitiu uma lista de dicas e boas práticas para esta greve e desaconselha todos os condutores a recorrerem aos ‘jerricans’ para enfrentar a crise de combustíveis.
A Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores lembra ainda que é proibido armazenar combustíveis líquidos nas arrecadações dos prédios, devido ao risco de libertação de vapores e inflamação, e que existem limites para transportar ‘jerricans’ num automóvel particular: 60 litros por recipiente (em espaço nacional). Se quiser trazer de Espanha saiba que o limite são 10 litros. As coimas variam entre os 750 e os 2250 euros.
Ainda assim, se resolver transportar combustível, saiba que o tem de fazem em recipientes homologados para o efeito.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/