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Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!

19:11 - 16-03-2020
 
Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!Fantástico Mercedes 190E 2.5-16 Evo II faz 30 anos: Parabéns!
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Uma das berlinas mais icónicas dos anos 90, o Mercedes 190E 2.5-16 Evo II, soprou recentemente as velas do seu 30.º aniversário, pelo que não há melhor desculpa para o celebrarmos e para lhe dizermos os motivos pelo qual deve ser lembrado.

Apresentada no Salão Automóvel de Genebra de 1990, esta é a versão homologada para a estrada do 190E com que a Mercedes corria o DTM. Baseado no 190E 2.3-16 lançado em 1984 e com uma produção limitada a apenas 502 exemplares, o Mercedes 190E 2.5-16 Evo II só estava disponível com uma cor, um tom de preto metálico com uma mistura de azul.

Com uma enorme asa traseira que não passava despercebida, o Mercedes 190E 2.5-16 Evo II destacava-se da versão que lhe servia de base pela aerodinâmica mais arrojada. Comparado com o Evo I, este Evo II gerava mais 21.2 kg de força descendente sobre o eixo dianteiro e mais 57.1 kg de downforce sobre o eixo traseiro. Isto já para não falar da maior rigidez e das enormes (para a época) jantes de 17 polegadas.

A imagem exterior ainda hoje é admirada por muitos fãs dos turismos alemães, sobretudo os entusiastas da marca de Estugarda, mas a grande estrela da companhia estava escondida debaixo do capot. Falamos, naturalmente, do motor de 2.5 litros com quatro cilindros em linha, naturalmente aspirado, que produzia 235 cv de potência. 

As unidades do DTM usavam uma derivação deste bloco com 373 cv, sendo que este foi mesmo o último motor produzido do DTM desenvolvido pela Mercedes, com a AMG a assumir os "gastos" daqui em diante.

O modelo do DTM fez a sua estreia a 16 de Junho de 1990, no Nürburgring Nordschleife, dois meses antes da primeira vitória, a 5 de Agosto, pelas mãos de Kurt Thiim. Para se perceber o impacto deste carro na categoria basta dizer-lhe que no campeonato de 1992 os pilotos da Mercedes venceram 16 das 24 corridas com este modelo. Impressionante!

Para a história fica um modelo que deu nas vistas nas pistas e fora dela, tendo mesmo ganho o estatuto de "poster" no quarto de muitos amantes de automóveis. E contra isto há muito pouco a acrescentar.

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