![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
Como se transportam 300 kg de ouro rapidamente e em segurança, através do coração de uma movimentada cidade como Londres? A bordo de três Porsche Panamera Turbo Sport Turismo, claro! Foi, pelo menos, o que sucedeu quando uma das maiores empresas que trabalham aquele metal precioso, a Baird & Co, precisou de movimentar 24 barras de 12,5 kg cada, da sua refinaria para a sua nova loja em Londres, em Hatton Garden.
Para isso, a empresa britânica entrou em contacto com a Porsche para que lhe fosse fornecida uma forma rápida de transporte, desde a refinaria, situada na zona leste de Londres, em local desconhecido. A Porsche disponibilizou quatro Panamera Sport Turismo, um negro para encabeçar a caravana e três nas cores da bandeira britânica: dois Turbo (o azul e o branco) e um (o vermelho) Turbo S-Hybrid.
Cada carro teria de transportar quatro adultos – o condutor, um operador de rádio e dois seguranças – e duas caixas fortes que, com as barras de ouro, pesavam 60 kg cada. Além disso, teria de dispor de uma margem significativa de "performance" disponível para o caso de necessitar de alguma manobra evasiva… Afinal, a carga era demasiado atractiva, sendo o seu valor estimado em 11,25 milhões de euros!
Na manhã de domingo, a caravana saiu do local clandestino onde se encontra a refinaria da Baird & Co, escoltada por motos da polícia e sob a vigilância permanente de um helicóptero. Atravessou parte significativa da capital britânica, num percurso de cerca de 19 km que acabou por ser feito em 40 minutos, com a carga preciosa sempre bem acondicionada, graças à suspensão pneumática que equipava os Sport Turismo. As caixas acabaram por ser descarregadas na Baird & Co. E as barras de ouro devidamente catalogadas e guardadas.
Juntando o útil ao agradável, este transporte acabou também por servir como a mais recente jogada publicitária para o novo modelo da Porsche. Na verdade, atendendo a que a velocidade média da viagem foi de 28,5 km/h haveria muitos outros modelos mais modestos que cumpririam a missão sem dar tanto nas vistas…
Apesar deste magnífico golpe publicitário, já sabe: quando precisar de movimentar os seus 300 kg de ouro, talvez seja mesmo mais prático tratar disso com uma empresa de transporte de valores…