Estava a Honda em pleno processo de desenvolvimento do seu novo superdesportivo, o NSX, cuja apresentação mundial está ainda a
decorrer no autódromo do Estoril, quando achou que necessitava de alguns modelos da concorrência para ter uma referência concreta para os testes dinâmicos. Decidiu, assim, comprar um Porsche 911 GT3 e um McLaren MP4-12C.
Acontece que a Porsche soube dessa compra e decidiu pregar uma partida aos técnicos da Honda… aproveitando a recolha a que foi obrigada a fazer para mudar os motores de todos os GT3 vendidos! Quando os técnicos da Honda levaram o seu Porsche à oficina, este já estava bem identificado e foi cuidadosamente vistoriado, nomeadamente a "caixa negra" do carro que revelou que já tinha atingido os 329 km/h… quando a velocidade máxima anunciada para o GT3 é de 315 km/h!
O líder do projecto do NSX revelou recentemente que, depois de irem buscar o 911 GT3 à oficina da Porsche, ao chegarem às instalações da Honda abriram a tampa do motor e encontraram… uma mensagem da marca alemã:
"Boa sorte Honda, da Porsche. Vemo-nos do outro lado". Além disso, quando estavam a levantar o carro, os técnicos da Porsche mostraram-se muito interessados em saber que pista estavam a utilizar para conseguirem fazer velocidades superiores a 320 km/h…
Como se vê, a concorrência saudável faz-se também com uma boa dose de humor. E, sobretudo, é significativo perceber o respeito que o esforço dos técnicos da Honda mereceu por parte de uma das melhores marcas de superdesportivos do Mundo!