O Dacia Spring já tem um concorrente directo para disputar o título do "eléctrico" mais barato do mercado.
As encomendas para o novo Citroën ë-C3 no nosso país já estão abertas, e os primeiros exemplares deverão aos concessionários chegar antes do Verão.
Proposto em dois níveis de acabamento, a autonomia do citadino supera os 300 quilómetros.
Produzido na Europa, o novo ë-C3 é proposto a partir de 23.300 euros na versão de entrada You, começando nos 27.800 euros para o topo de gama Max.
Os preços não incluem despesas de transporte e legalização, sendo também possível adquiri-lo pelo programa de financiamento Simple Drive da Citroën.
Com apena 4,01 metros de comprimento e uma bagageira de 310 litros, o novo ë-C3 segue algumas das opções estilísticas delineadas no Citroën Oli.
A dianteira mais alta e o pára-brisas com uma inclinação quase vertical dão-lhe mais volume, a que se soma um capô curto para criar contraste.
Visto de perfil, percebem-se as linhas inferiores, esculpidas à frente e atrás, a fluírem para os faróis, farolins e painéis das portas.
A traseira é marcada por uma escultura técnica na parte inferior da porta da bagageira, acima da qual se encontra uma faixa decorativa em preto brilhante.
Tendo mais 10 cm de altura do que o antecessor, para os 1,57 metros, a Citroën destaca o maior espaço a bordo do ë-C3 para os cinco ocupantes.
Como se fosse um pequeno SUV, a distância ao solo também aumentou, de 13,5 para 16,3 cm, facilitando o acesso a bordo ou a passagem sobre lombas.
A decorar o posto de condução mais elevado já não está o clássico painel de instrumentos.
O C-Zen Lounge reinventa o tabliê ao incluir um pequeno visor head-up horizontal sob o pára-brisas com todos os dados necessários à condução.
Na versão You, o infoentretenimento é dado através duma aplicação para telemóvel, que pode ser encaixado num suporte ao centro do tabliê.
Já o Max conta com um ecrã táctil multimédia de 10,25 polegadas com navegação, e compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
O conforto a bordo é assegurado pelos bancos Advanced Comfort, redesenhados para este "eléctrico" com uma espuma mais densa.
Em estreia no compacto está igualmente a suspensão Advanced Comfort, que passa a ser de série em todas as variantes.
Quanto à segurança activa e apoios à condução, poder-se-á contar com as mais recentes evoluções tecnológicas nesses campos.
No centro do ë-C3 está uma bateria de 44 kWh, recarregável de 20 a 80% em 30 minutos a 100 kW, para uma autonomia a bater nos 320 quilómetros.
Os 83 kW (113 cv) debitados pelo motor eléctrico às rodas dianteiras levam-no aos 100 km/hora em 11 segundos, para 135 km/hora de velocidade de ponta.
Se estes números são compatíveis para uma condução que privilegia a cidade e os arredores, há outra versão prevista assumidamente citadina.
Em 2025 deverá chegar ao mercado europeu uma variante por menos de 20 mil euros, neste ataque à electromobilidade de baixo preço definido pela Stellantis.
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