O Chevrolet Camaro ZL1 1LE, lançado em Fevereiro de 2017, é o Camaro de estrada mais rápido de sempre no mítico Nürbugring e um dos "american muscle" mais radicais que o dinheiro pode comprar. Mas agora, quase dois anos depois, a "Chevy" resolveu voltar à carga e melhorar ligeiramente esta proposta, tornando-a bastante mais rápida, sobretudo em circuito.
O motor não sofreu alterações e continua a ser o já conhecido V8 (LT4) turbo de 6.2 litros que produz 659 cv de potência e 881 Nm de binário máximo. Porém, este bloco surge agora acoplado a uma nova transmissão automática de 10 velocidades (opcional) como alternativa à caixa manual de seis relações.
De acordo com a própria fabricante, esta nova transmissão vai permitir reduzir os tempos do Camaro ZL1 1LE em vários segundos em pistas mais longas, tais como o Nürburgring, onde este "Chevy" mantém o tempo "canhão" de 7 minutos e 16.04 segundos, alcançado em Junho de 2017.
Esta nova caixa surge associada às "patilhas" de mudanças no volante e ao sistema "Track Mode", um modo de condução que faz a melhor gestão possível do "monstruoso" motor V8. A isto ainda se junta um diferencial autoblocante traseiro, um sistema de controlo de tracção e amortecedores ajustáveis.
A imagem exterior não sofreu alterações consideráveis, mas destaca-se o novo "kit" aerodinâmico em fibra de carbono que ajuda a vincar o carácter desportivo desta proposta e as jantes de alumínio (para reduzir o peso) montadas em pneus Goodyear Eagle F1 Supercar 3R.
A versão base do Chevrolet Camaro ZL1 está disponível nos Estados Unidos por 62 mil dólares, aos quais se acresce 7.500 dólares do "pack" ZL1 1LE Track Performance Package e os 1.595 dólares desta nova transmissão automática.
Contas feitas, quem quiser comprar este "monstro" nos "States" terá que pagar qualquer coisa como 71.095 dólares.
Proibido nas estradas europeias
Recorde-se que o Chevrolet Camaro ZL1 1LE está proibido de circular nas estradas europeias por ser demasiado perigoso para os peões. A culpa, de acordo com a publicação "Motor Trend", é da dianteira radical repleta de apoios aerodinâmicos.
As linhas "afiadas" da dianteira, marcada pelo "lip-spoiler" inferior, pelos difusores laterais e pela grelha agressiva, não respeitam todas as normas de segurança da Europa. Segundo a Comissão Europeia, 21% das vítimas de acidentes de viação na União Europeia são peões, sobretudo pessoas com mais de 65 anos.