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ZL1 1LE de 650 cv é o Camaro mais rápido de sempre em Nurburgring

16:49 - 22-06-2017
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ZL1 1LE de 650 cv é o Camaro mais rápido de sempre em Nurburgring
Em Fevereiro deste ano demos-lhe conta de que a Chevrolet tinha criado uma versão "hardcore" do Camaro, denominada ZL1 1LE e especialmente desenvolvida para um melhor rendimento em pista.

Agora, alguns meses depois, a "Chevy" atirou este "monstro" para um dos maiores desafios possíveis: o Nurburgring. E a verdade é que o ZL1 1LE respondeu na perfeição, alcançando uma volta ao Green Hell em 7:16.04, "registo" que faz dele o Camaro mais rápido de sempre no mítico traçado germânico (veja a volta completa abaixo).
ZL1 1LE de 650 cv é o Camaro mais rápido de sempre em Nurburgring

Com este tempo "canhão", este Camaro ZL1 1LE destruiu o tempo do Camaro ZL1 convencional (7:29.06), feito no ano passado, e do "irmão" mais velho, o Corvette C6 ZR1 (7:26.04). E convém não esquecer que para trás ficaram marcas como as do Porsche 911 GT2 RS da geração anterior (7:18), Nissan GT-R (7:19.10) ou Ferrari 488 GTB (7:21.63).

De acordo com a Chevrolet, esta melhoria de mais de 13 segundos face ao Camaro ZL1 "normal" deve-se sobretudo ao facto desta variante mais "radical" contar com amortecedores ajustáveis que foram configurados unicamente para o circuito em causa, já que os pneus utilizados neste exercício foram os mesmos usados no registo do Camaro ZL1.

"Com uma capacidade de ajustar o chassis diferente de todos os veículos do seu segmento, o Camaro ZL1 1LE é capaz de desafiar supercarros de todo o mundo independentemente do custo, configuração ou propulsor"
, afirmou o engenheiro chefe da Chevrolet, Al Oppenheiser. "Ganhar mais de um segundo por milha no Nurburgring por comparação com o ZL1 com caixa automática é uma melhoria dramática e atesta bem da capacidade do 1LE em pista", concluiu.

Recorde-se que este Camaro ZL1 1LE é alimentado pelo mesmo motor V8 de 650 cv e 868 Nm de binário que encontramos no ZL1 "normal". Contudo, foi alvo de uma "dieta" de 27 kg e ganhou novos apontamentos aerodinâmicos. Falamos da enorme asa traseira em fibra de carbono e dos novos deflectores de ar que ajudam a gerar força descendente e a melhorar a aderência em curva.

tal como referimos acima, o chassis também foi alvo de muito trabalho por parte dos engenheiros da Chevrolet e conta agora com um sistema de suspensão "Multimatic Dynamic Suspension Spool Valve" que permite que a altura da suspensão seja ajustada.

Também as jantes em alumínio (cerca de uma polegada mais larga do que as do ZL1 e uma polegada mais pequena em diâmetro) são uma novidade, permitindo que este "monstro" equipe pneus Goodyear Eagle F1 Supercar 3R – dos dois pneus traseiros têm 325 de largura – que garantem aderência suficiente para que este Camaro produza uma força de 1,1 Gs em curva.

Este "pack" 1LE acrescenta 6725 euros ao preço da versão ZL1, que começará a ser vendida ainda este Verão por 62.769 euros. Ainda assim, convém que recordar que estes são os preços anunciados para os Estados Unidos, sendo que a fiscalidade portuguesa faz com este valor suba para o dobro no nosso país…
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