Pesquisa
Desporto

Carlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo Historique

13:10 - 28-01-2022
 
Carlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo Historique
Carlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo HistoriqueCarlos Tavares acelera Lancia Stratos no rali Monte Carlo Historique

Dezenas de "clássicos" vão, mais uma vez, dar um enorme brilho à 24.ª edição do rali Monte Carlo Historique. 

E um dos principais destaques da prova está mesmo num Lancia Stratos HF Group 4 de 1975 guiado por… Carlos Tavares, presidente do grupo Stellantis. 

Nesta 24ª edição, o Rali de Monte Carlo Histórico é corrido no seu formato tradicional. A partida foi dada em simultâneo em três cidades: Bad Homburg, na Alemanha, Milão, em Itália, e Reims, em França, de onde partiu Carlos Tavares. 

As 263 equipas dirigem-se agora para Monte Carlo, onde terá início uma competição tão lendária como exigente.

São 17 provas de regularidade num percurso de quase 300 quilómetros, com o rali a terminar no principado monegasco na próxima quarta-feira. 

O Lancia Stratos HF Group 4 foi o primeiro carro, a nível mundial, a ser projectado especificamente para os ralis. O seu objectivo? Ser imbatível em qualquer piso, fosse nas pistas, estrada ou terra batida. 

O sucesso confirmou-se com a conquista de três Mundiais de Construtores consecutivos, entre 1974 e 1976.

No Mundial de ralis de 1975, os Stratos passaram a exibir as cores verde e branco da Alitalia na sua decoração. 

Os elementos gráficos tornaram o carro num ícone dois anos mais tarde, quando o logótipo tricolor da companhia aérea italiana foi harmonizado com a forma em cunha do Stratos. 

Até se "reformar" em 1978, venceu ainda três edições consecutivas do Rali de Monte Carlo e dois Europeus de Pilotos, assim como a Taça FIA de 1977, com Sandro Munari a ganhar o título de pilotos. 

A participação do Lancia Stratos HF Group 4 no rali Monte Carlo Historique é também uma homenagem aos mais de 115 anos de história da marca. 

Com mais vitórias em ralis do que qualquer outro construtor, a Lancia soma nada menos do que 15 títulos mundiais de pilotos e construtores. 

Conquistou ainda três Mundiais de Construtores e de Resistência, uma 1000 Miglia, duas vitórias no Targa Florio e uma na Carrera Panamericana. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.