Um ano demorou o minucioso restauro do BMW 530 MLE construído em 1976, agora concretizado pela subsidiária sul-africana da marca germânica.
Revelado ao público no início desta semana, o bólide foi uma edição limitada para a competição automóvel desenvolvida pela BMW Motorsport da África do Sul.
Construída em 1974 em Rosslyn, nos arredores de Pretória, a fábrica tem a curiosidade de ter sido a primeira instalação fabril do construtor fora da Alemanha a fabricar automóveis para o mercado local.
Nas suas linhas de montagem foram construídas edições especiais como os BMW 325iS e 325iS Evolution HP, além do 333i.
O BMW 530 Motorsport Limited Edition (MLE) Type 1 agora restaurado é a unidade 100 das 110 montadas em 1976, enquanto da versão Type 2 foram construídos 117 modelos no ano seguinte.
Equipado com um seis cilindros em linha, mais evoluído em relação ao propulsor original de 3.0 litros, o motor do desportivo de competição oferecia 199 cv de potência e um binário de 277 Nm.
O resultado? "Apenas" 9,3 segundos dos 0 aos 100 km/hora e uma velocidade máxima de 208 km/hora.
Quinze vitórias consecutivas em outras tantas corridas garantiram a sua autoridade em pista, conquistando por três anos seguidos o campeonato sul-africano na categoria Modified Production Series.
Para além da potência guardada sob o capô, o MLE distinguia-se dos seus "irmãos" ditos normais pelas cavas das rodas mais largas, as asas dianteira e traseira e as jantes BBS Mahle, sem esquecer a pintura exclusiva sob o signo 'M'.
A redução de peso foi conseguido pela eliminação de vários elementos supérfluos, como o sistema de ar condicionado, a substituição dos vidro eléctricos por manuais, e a troca dos assentos dianteiros originais por um jogo de bancos Scheel.
Dentro da Série 5, o BMW 530 MLE foi o carro de maior sucesso da marca quando finalmente foi "reformado" em 1985.
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