O sistema de injecção de água que a BMW usou no M4 GTS vai ser disponibilizado pela Bosch para ser usado em mais modelos, mas a generalização da sua implementação não deve acontecer antes de 2019.
O princípio desta tecnologia assenta no simples facto de que um motor não deve sobreaquecer. Como tal, e para evitar que isto aconteça, era injectado combustível extra em quase todas as motorizações a gasolina do mercado, para que esse combustível pudesse evaporar e arrefecer partes do bloco do motor. Agora, a solução passa pela… água! Antes da ignição do motor, é injectada água destilada na conduta de admissão. Essa água vaporiza e reduz a temperatura da mistura (ar/gasolina) e a densidade do ar que chega aos cilindros, sendo que o facto da temperatura de vaporização da água ser elevada faz com que o processo de arrefecimento seja extremamente eficaz.
Tudo isto permitiu aos engenheiros da divisão "M" da BMW aumentar em 5% a potência do motor de seis cilindros e 3.0 litros de cilindrada que "alimenta" o M4 GTS, elevando a potência para os 500 cv.
Mas enquanto o M4 GTS usa este sistema para ganhos de potência, a Bosch está mais focada em melhorar os consumos de combustível e reduzir as emissões de gases poluentes. A empresa alemã garante que este sistema pode reduzir as emissões de CO2 em quatro por cento e melhorar a eficiência de consumos até 13 por cento.
"Com a nossa injecção a água mostrámos que o motor a combustão ainda tem alguns truques na manga", declarou Rolf Bulander, director da área de Soluções de Mobilidade da Bosch.
"O sistema funciona melhor em automóveis com uma potência de mais de 107 cv por litro. Estamos a lançá-lo no mercado neste momento, numa altura em que a legislação está mais apertada e os novos testes de emissões em condições reais estão a aumentar a importância desta tecnologia nos carros", afirmou Fabiana Piazza, directora global do projecto, em declarações à revista britânica "Autocar".
No caso do BMW M4 GTS, o depósito de água destilada é de cinco litros. E apesar do tamanho do depósito variar de acordo com o espaço disponível e com o modelo em causa, a Bosch garante que na maioria dos casos o depósito só precisará de ser reabastecido ao fim de 3000 quilómetros.
Em todo o caso, se o depósito ficar vazio, não se preocupe. O motor vai continuar a funcionar, ainda que com a potência e a eficiência de consumo reduzidas. E não, não há risco do motor enferrujar, uma vez que a água não fica na câmara de combustão. A água evapora antes da combustão acontecer.