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Água reduz consumo de combustível até 13%

11:44 - 01-09-2016
 
Água reduz consumo de combustível até 13%

O sistema de injecção de água que a BMW usou no M4 GTS vai ser disponibilizado pela Bosch para ser usado em mais modelos, mas a generalização da sua implementação não deve acontecer antes de 2019.

O princípio desta tecnologia assenta no simples facto de que um motor não deve sobreaquecer. Como tal, e para evitar que isto aconteça, era injectado combustível extra em quase todas as motorizações a gasolina do mercado, para que esse combustível pudesse evaporar e arrefecer partes do bloco do motor. Agora, a solução passa pela… água! Antes da ignição do motor, é injectada água destilada na conduta de admissão. Essa água vaporiza e reduz a temperatura da mistura (ar/gasolina) e a densidade do ar que chega aos cilindros, sendo que o facto da temperatura de vaporização da água ser elevada faz com que o processo de arrefecimento seja extremamente eficaz.

Tudo isto permitiu aos engenheiros da divisão "M" da BMW aumentar em 5% a potência do motor de seis cilindros e 3.0 litros de cilindrada que "alimenta" o M4 GTS, elevando a potência para os 500 cv.

Mas enquanto o M4 GTS usa este sistema para ganhos de potência, a Bosch está mais focada em melhorar os consumos de combustível e reduzir as emissões de gases poluentes. A empresa alemã garante que este sistema pode reduzir as emissões de CO2 em quatro por cento e melhorar a eficiência de consumos até 13 por cento.

"Com a nossa injecção a água mostrámos que o motor a combustão ainda tem alguns truques na manga", declarou Rolf Bulander, director da área de Soluções de Mobilidade da Bosch.

O trunfo da água

"O sistema funciona melhor em automóveis com uma potência de mais de 107 cv por litro. Estamos a lançá-lo no mercado neste momento, numa altura em que a legislação está mais apertada e os novos testes de emissões em condições reais estão a aumentar a importância desta tecnologia nos carros", afirmou Fabiana Piazza, directora global do projecto, em declarações à revista britânica "Autocar".

No caso do BMW M4 GTS, o depósito de água destilada é de cinco litros. E apesar do tamanho do depósito variar de acordo com o espaço disponível e com o modelo em causa, a Bosch garante que na maioria dos casos o depósito só precisará de ser reabastecido ao fim de 3000 quilómetros.

Em todo o caso, se o depósito ficar vazio, não se preocupe. O motor vai continuar a funcionar, ainda que com a potência e a eficiência de consumo reduzidas. E não, não há risco do motor enferrujar, uma vez que a água não fica na câmara de combustão. A água evapora antes da combustão acontecer.

Água reduz consumo de combustível até 13%

 

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