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BMW M4 GTS - Água faz a diferença

09:30 - 23-05-2016
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BMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferençaBMW M4 GTS - Água faz a diferença
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Os modelos M da BMW criaram uma fórmula imbatível: mantiveram um aspecto tão discreto quanto possível em automóveis super-agressivos ao nível das performances, permitindo algum anonimato a quem não quer dar nas vistas ao volante de um Porsche ou de um Ferrari, mas não abdica da condução de um grande desportivo. Mas como todas as regras têm excepções, está aí o M4 GTS. Neste caso, o objectivo dos engenheiros da BMW passou por maximizar as performances e o caminho passou por optimizar a aerodinâmica, a relação peso-potência e o motor.

Aerodinâmica. Para reduzir a resistência do ar e melhorar a refrigeração o spoiler anterior foi redesenhado para melhorar a circulação de ar. Para aumentar o apoio aerodinâmico foi criado um lábio inferior retráctil, para uma utilização em pista.

A imponente asa traseira tem incidência regulável, para aumentar a carga sobre o eixo posterior de acordo com o tipo de traçado. Paralelamente, a cura de emagrecimento do M4 foi radical e incidiu em grandes painéis como o capot anterior de alumínio que deu lugar a plástico reforçado a fibra de carbono, que também surge no tejadilho e em ínfimos detalhes como os puxadores das portas. Os bancos de competição pesam metade dos de série e o sistema de escape é em titânio. A BMW conseguiu reduzir o peso do GTS face ao M4 de série em 62 kg.

Injecção de água. O motor 3.0 de seis cilindros não é uma novidade, e os dois turbos que permitem garantir potência num largo espectro de utilização também não. Mas para garantir 500 cv de potência às 6 250 rpm (limite às 7 250 rpm) houve uma grande evolução tecnológica ao nível da injecção. Para além da mistura ar/gasolina também é injectada água nos colectores. Essa água vaporiza permitindo reduzir a temperatura da mistura (25 graus) e a densidade do ar que chega aos cilindros. Uma mistura mais rica garante maior potência. Até parece simples, mas não é. Basta pensar em detalhes como a necessidade de criar um depósito para a água, que é utilizada na injecção, que acabou por ser colocado sob a plataforma da bagageira.

Cockpit. Quem conhece o habitáculo de um BMW não estranha o posto de condução do M4 GTS, mas o volante forrado a alcântara, as bacquets de competição, o arco de protecção, semelhante aos dos carros de competição, e a ausência do banco traseiro mostram que este BMW é muito diferente de qualquer outro.

Performances. O "launch control" para arranques com as rodas a fumegar não poderia faltar e contribui para que seja possível passar de 0 a 100 km/h em meros 3,8 segundos, um valor que à partida tem mais a ver com modelos da Porsche ou da Ferrari. E, tal como estes super-desportivos, a velocidade máxima é estonteante: 305 km/h.

O BMW M4 GTS tem jantes distintas no eixo dianteiro (19") e no traseiro (20’’), que montam pneus específicos Michelin Pilot Sport Cup 2 de 265/35 R19 à frente y 285/30 R20 e atrás. Para garantir uma travagem digna de um carro de competição, os travões de série são carbocerâmicos.

Começa por ser uma montra de tecnologia e para além da inovação tecnológica ao nível da injecção de água nos colectores de admissão, há pequenos grandes detalhes que fazem a diferença. É o caso dos escapes em titânio, ou os grupos ópticos traseiros onde surgem diodos orgânicos, uma solução que ainda é pouco utilizada, mas virá a ser muito mais falada no futuro. É por essas e por outras que este modelo é diferente de qualquer outro, e é por isso que as 700 unidades que estão a ser produzidas já têm clientes. Este BMW pode ser uma porta para o prazer de condução, mas também é um objecto de colecção e por isso vai valer muito mais do que os 178 000 euros que hoje pagarem por ele...


FICHA TÉCNICA

MOTOR 6 cilindros biturbo
CILINDRADA 2 979 cc
POTÊNCIA MÁXIMA 500 cv/6 250 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 600 Nm/4 000 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA 3,17 kg/cv
VELOCIDADE MÁXIMA 305 Km/h
0 A 100 KM/H 3,8 s
CONSUMO MÉDIO 8,8 litros/100 Km
EMISSÔES DE CO2 199 g/Km

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