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70 anos de histórias de automóveis eléctricos da Nissan… antes do Leaf

12:47 - 21-01-2018
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70 anos de histórias de automóveis eléctricos da Nissan… antes do LeafTama Truck - O primeiro protótipo, criado em 1947, foi o de um pequeno camião com dois lugares e capacidade de carga de 500 kg. Tinha um motor eléctrico com 4,5 cv e chegava aos 34 km/h.Tama Junior - Em 1948 foi introduzido o primeiro automóvel, o Tama E4S, com 3 m de comprimento, 1,2 m de largura e 1,6 m de altura, para 1100 kg de peso e lotação para quatro ocupantes.Tama Junior - Os testes de "performance" foram feitos pelo próprio ministro do Comércio e Indústria, tento o Tama atingido os 35,2 km/h, embora a sua velocidade de cruzeiro fosse de 28 km/h para conseguir a autonomia 96,3 km, muito acima dos anunciados 65 km!Tama Junior - A construção do Tama era extremamente simples e com ideias levadas da aviação. O "capot" do motor tinha uma abertura invulgar para a época, mas garantia bom acesso à mecânica… muito simples.Tama Junior - As baterias de chumbo/ácido estavam encaixadas numas "gavetas" no chão do habitáculo, de cada lado da carroçaria, que se abriam facilmente para trocar de forma expedita as baterias por outras já carregadas! Só hoje não se consegue fazer o mesmo…Tama Junior - O interior do Tama era espartano, com o mínimo indispensável à condução, numa época pouco dada a grandes luxos… Luxo mesmo era poder andar de automóvel!Tama Senior - Lançado dois anos depois do primeiro Tama, esta era uma berlina de cinco lugares com mais 1 m de comprimento e 30 cm de largura. Já tinha 40 baterias de chumbo de 2V, chegava aos 55 km/h e tinha… 200 km de autonomia!Nissan 315X - Só em 1970 a Nissan voltou a "atacar" o tema dos veículos eléctricos, com um protótipo de um micro citadino, o 315X, que apresentou no salão de Tóquio.Nissan EV4P - Esta mistura entre "pick-up" e mini-camião foi a contribuição da Nissan, em 1971, para um projecto a nível nacional, no Japão, para desenvolvimento de veículos eléctricos, em que participaram outras marcas. A 40 km/h, fez 302 km com uma única carga e atingiu os 87 km/h.Nissan March EV - A primeira geração do Micra (March no Japão) serviu também para, em 1983, ser feito um protótipo de um automóvel eléctrico de que praticamente não há registo fotográficos…Nissan EV Guide-II - Apresentado no salão de Tóquio de 1985, este "minibus" de seis lugares serviu depois nas fábricas da Nissan para as visitas da família imperial ou de convidados VIP. Viajava a 16 km/h e fazia 60 km só com uma carga de bateria.Nissan EV Resort - Aproveitando os ensinamentos do EV Guide, o EV Resort foi feito a pensar em grandes unidades hoteleiras em zonas paradisíacas e a Nissan chegou a vender cerca de 40 unidades!Nissan EV President - Versão especial da berlina President feita para os desfiles dos campeões de sumo ou para liderar maratonas, tendo sido usada nos Mundiais de Atletismo de 1991. Tinha bateria de zinco que dava para 100 km e velocidade máxima de 40 km/h, suficiente para os fins a que se destinava.Nissan FEV - Apresentado no salão de Tóquio de 1991, o "concept" FEV (de Future Electric Vehicle) tinha formas aerodinâmicas, quatro lugares e já previa o aquecimento do habitáculo por bomba de calor. Assumia-se como sendo para curtas deslocações.Nissan FEV II - O salão de Tóquio foi palco de mais uma novidade eléctrica da Nissan em 1985, desta vez com o "concept" FEV II a estrear as baterias de iões de lítio.Nissan Prairie Joy EV - Foi o primeiro automóvel do Mundo a usar uma bateria cilíndrica de iões de lítio e a Nissan vendeu 30 unidades a diversas empresas. Participou também na missão japonesa próxima de Pólo Norte, num centro de pesquisa na Noruega, demonstrando a capacidade das baterias sob condições severas.Nissan Hypermini - A entrada no novo século assiste ao avanço definitivo na aposta nos eléctricos por parte da Nissan, começando com este citadino Hypermini, cujas vendas arrancaram em Fevereiro de 2000, com espaço para dois, 115 km de autonomia e 100 km/h de velocidade máxima.Nissan Pivo - Este foi dos mais famosos "concepts" da Nissan, o Pivo de 2005 tinha como característica principal o "cockpit" rotativo a 360º que evitava ter de fazer marcha-atrás! Seria retomado dois anos depois…Nissan Mixim - Este "concept" de 2007 piscava o olho aos mais jovens com um "look" desportivo, o condutor em posição central e um passageiro de cada lado, conectividade à Net e volante inspirado nos comandos das consolas.Nissan NUVU - No salão de Paris de 2008 a Nissan mostrou a sua nova visão para o futuro da mobilidade limpa, num veículo eléctrico compacto que leva 2+1 ocupantes e em que antecipou muita da tecnologia que viria a usar, mais tarde, no primeiro Leaf.Electric Vehicle - Um novo protótipo, desta vez já bastante realista, antecipava a plataforma e a tecnologia que o Leaf viria a usar… meses depois.Nissan Leaf - Apresentado ainda em 2009, só começaria a sua carreira comercial em 2010 e logo para arrecadar prémios prestigiados. O primeiro carro eléctrico da… “era moderna” foi lançado em Dezembro de 2010 no Japão e Estados Unidos, chegando à Europa em Março de 2011.Nissan e-NV200 - Em Junho de 2014 a Nissan lança a versão eléctrica do seu furgão mais compacto, a e-NV200 que é feita em Barcelona. Em Dezembro, os clientes Leaf já tinham passado a barreira dos mil milhões de quilómetros percorridos!Nissan BladeGlider - Desenvolvido a partir do "concept" com o mesmo nome apresentado no salão de Tóquio de 2013, este BladeGlider combina a compatibilidade ecológica com a possibilidade de guiar um autêntico desportivo. Porque um carro "limpo" não tem de ser aborrecido!Nissan Leaf II - Passaram 70 anos sobre o lançamento do Tama e a Nissan tem pronta a segunda geração do Leaf, muito melhorada, mais potente e com maior autonomia, bem recheada de tecnologia. O mercado reagiu muito bem, multiplicando as encomendas mesmo antes… de ver sequer o carro!
70 anos de histórias de automóveis eléctricos da Nissan… antes do LeafTama Truck - O primeiro protótipo, criado em 1947, foi o de um pequeno camião com dois lugares e capacidade de carga de 500 kg. Tinha um motor eléctrico com 4,5 cv e chegava aos 34 km/h.Tama Junior - Em 1948 foi introduzido o primeiro automóvel, o Tama E4S, com 3 m de comprimento, 1,2 m de largura e 1,6 m de altura, para 1100 kg de peso e lotação para quatro ocupantes.Tama Junior - Os testes de "performance" foram feitos pelo próprio ministro do Comércio e Indústria, tento o Tama atingido os 35,2 km/h, embora a sua velocidade de cruzeiro fosse de 28 km/h para conseguir a autonomia 96,3 km, muito acima dos anunciados 65 km!Tama Junior - A construção do Tama era extremamente simples e com ideias levadas da aviação. O "capot" do motor tinha uma abertura invulgar para a época, mas garantia bom acesso à mecânica… muito simples.Tama Junior - As baterias de chumbo/ácido estavam encaixadas numas "gavetas" no chão do habitáculo, de cada lado da carroçaria, que se abriam facilmente para trocar de forma expedita as baterias por outras já carregadas! Só hoje não se consegue fazer o mesmo…Tama Junior - O interior do Tama era espartano, com o mínimo indispensável à condução, numa época pouco dada a grandes luxos… Luxo mesmo era poder andar de automóvel!Tama Senior - Lançado dois anos depois do primeiro Tama, esta era uma berlina de cinco lugares com mais 1 m de comprimento e 30 cm de largura. Já tinha 40 baterias de chumbo de 2V, chegava aos 55 km/h e tinha… 200 km de autonomia!Nissan 315X - Só em 1970 a Nissan voltou a "atacar" o tema dos veículos eléctricos, com um protótipo de um micro citadino, o 315X, que apresentou no salão de Tóquio.Nissan EV4P - Esta mistura entre "pick-up" e mini-camião foi a contribuição da Nissan, em 1971, para um projecto a nível nacional, no Japão, para desenvolvimento de veículos eléctricos, em que participaram outras marcas. A 40 km/h, fez 302 km com uma única carga e atingiu os 87 km/h.Nissan March EV - A primeira geração do Micra (March no Japão) serviu também para, em 1983, ser feito um protótipo de um automóvel eléctrico de que praticamente não há registo fotográficos…Nissan EV Guide-II - Apresentado no salão de Tóquio de 1985, este "minibus" de seis lugares serviu depois nas fábricas da Nissan para as visitas da família imperial ou de convidados VIP. Viajava a 16 km/h e fazia 60 km só com uma carga de bateria.Nissan EV Resort - Aproveitando os ensinamentos do EV Guide, o EV Resort foi feito a pensar em grandes unidades hoteleiras em zonas paradisíacas e a Nissan chegou a vender cerca de 40 unidades!Nissan EV President - Versão especial da berlina President feita para os desfiles dos campeões de sumo ou para liderar maratonas, tendo sido usada nos Mundiais de Atletismo de 1991. Tinha bateria de zinco que dava para 100 km e velocidade máxima de 40 km/h, suficiente para os fins a que se destinava.Nissan FEV - Apresentado no salão de Tóquio de 1991, o "concept" FEV (de Future Electric Vehicle) tinha formas aerodinâmicas, quatro lugares e já previa o aquecimento do habitáculo por bomba de calor. Assumia-se como sendo para curtas deslocações.Nissan FEV II - O salão de Tóquio foi palco de mais uma novidade eléctrica da Nissan em 1985, desta vez com o "concept" FEV II a estrear as baterias de iões de lítio.Nissan Prairie Joy EV - Foi o primeiro automóvel do Mundo a usar uma bateria cilíndrica de iões de lítio e a Nissan vendeu 30 unidades a diversas empresas. Participou também na missão japonesa próxima de Pólo Norte, num centro de pesquisa na Noruega, demonstrando a capacidade das baterias sob condições severas.Nissan Hypermini - A entrada no novo século assiste ao avanço definitivo na aposta nos eléctricos por parte da Nissan, começando com este citadino Hypermini, cujas vendas arrancaram em Fevereiro de 2000, com espaço para dois, 115 km de autonomia e 100 km/h de velocidade máxima.Nissan Pivo - Este foi dos mais famosos "concepts" da Nissan, o Pivo de 2005 tinha como característica principal o "cockpit" rotativo a 360º que evitava ter de fazer marcha-atrás! Seria retomado dois anos depois…Nissan Mixim - Este "concept" de 2007 piscava o olho aos mais jovens com um "look" desportivo, o condutor em posição central e um passageiro de cada lado, conectividade à Net e volante inspirado nos comandos das consolas.Nissan NUVU - No salão de Paris de 2008 a Nissan mostrou a sua nova visão para o futuro da mobilidade limpa, num veículo eléctrico compacto que leva 2+1 ocupantes e em que antecipou muita da tecnologia que viria a usar, mais tarde, no primeiro Leaf.Electric Vehicle - Um novo protótipo, desta vez já bastante realista, antecipava a plataforma e a tecnologia que o Leaf viria a usar… meses depois.Nissan Leaf - Apresentado ainda em 2009, só começaria a sua carreira comercial em 2010 e logo para arrecadar prémios prestigiados. O primeiro carro eléctrico da… “era moderna” foi lançado em Dezembro de 2010 no Japão e Estados Unidos, chegando à Europa em Março de 2011.Nissan e-NV200 - Em Junho de 2014 a Nissan lança a versão eléctrica do seu furgão mais compacto, a e-NV200 que é feita em Barcelona. Em Dezembro, os clientes Leaf já tinham passado a barreira dos mil milhões de quilómetros percorridos!Nissan BladeGlider - Desenvolvido a partir do "concept" com o mesmo nome apresentado no salão de Tóquio de 2013, este BladeGlider combina a compatibilidade ecológica com a possibilidade de guiar um autêntico desportivo. Porque um carro "limpo" não tem de ser aborrecido!Nissan Leaf II - Passaram 70 anos sobre o lançamento do Tama e a Nissan tem pronta a segunda geração do Leaf, muito melhorada, mais potente e com maior autonomia, bem recheada de tecnologia. O mercado reagiu muito bem, multiplicando as encomendas mesmo antes… de ver sequer o carro!
70 anos de histórias de automóveis eléctricos da Nissan… antes do Leaf

A Nissan vive um momento compreensivelmente eufórico, não só pela apresentação que está a fazer da segunda geração do Leaf, o seu familiar totalmente eléctrico, como pela estrondosa reacção que está a receber, com encomendas que já quase atingem as 13 mil encomendas a nível mundial! Embora só agora esteja a ser experimentado, o novo Leaf foi apresentado ainda durante 2017, de forma bem simbólica, quando passavam sete décadas sobre a estreia da Nissan nos automóveis… eléctricos!

A história começa em 1947 e, para sermos rigorosos, nem foi exactamente com a Nissan. A II Guerra terminara há pouco e os japoneses, na condição de derrotados, tinham um difícil acesso a gasolina. O país estava em escombros mas, nas zonas montanhosas, muitas das barragens não tinham sido afectadas, pelo que a capacidade de produção de energia eléctrica estava intacta. Foi assim que engenheiro aeronáuticos da antiga empresa Tachikawa Aircraft se lembraram de construir um automóvel movido a electricidade.

Não era propriamente uma inovação, até na viragem para o Séc. XX se discutira sobre a possibilidade de a electricidade ser a melhor opção para o automóvel… Mas o difícil era fazê-lo com os poucos recursos então existentes. Os primeiros veículos eléctricos seriam o camião Tama, seguido faz agora 70 anos do automóvel Tama que chegou a ser muito popular como táxi, mantendo-se ao serviço até 1950. A sua construção está explicada na perfeição neste vídeo:

70 anos de histórias de automóveis eléctricos da Nissan… antes do Leaf

O Tama foi lançado pela Tokyo Electric Cars que se tornaria Tama Electric Cars, passando a Prince Motor Co, em 1952. Em 1968, a Prince foi absorvida pela Nissan, passando o já então famoso Tama a fazer parte da história e do património da marca nipónica que hoje conhecemos.

Talvez inspirada pelo exemplo da Tama, a Nissan começou logo em 1970 os seus primeiros estudos com protótipos eléctricos e não mais parou de explorar esta via que a levaria a liderar, actualmente, o mercado dos automóveis de passageiros sem emissões poluentes. Vale a pena revisitar o que tem sido esta longa caminhada até ao novo Nissan Leaf que chegará ao mercado nacional nas semanas seguintes ao arranque da Primavera.

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