Pesquisa
Actualidade

Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!

16:04 - 27-12-2017
  18
Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!
Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!Tesla vai mesmo avançar para "pick-up"… gigante!
A Tesla vai mesmo fazer uma "pick-up" mas será uma "pick-up" à americana, ou seja, um camião em ponto pequeno, daquelas que faz as "pick-up" que se vendem no nosso mercado parecerem carrinhos utilitários… Foi o próprio Elon Musk quem o garantiu, em mais uma troca de mensagens no Twitter com fãs da sua marca, como tantas vezes tem sucedido.

"Prometo que faremos uma ‘pick-up’ logo após lançarmos o Model Y. Já tenho os traços gerais do ‘design’ e da engenharia na minha mente há uns cinco anos e estou mortinho por a construir"
, escreveu num dos "tweets", enquanto no outro era mais específico: "E se fizéssemos uma versão mini do Tesla Semi?", referindo-se ao camião recentemente apresentado.

Os cépticos da Tesla costumam dizer que, quando algo está a correr mal, Elon Musk faz o anúncio de algo novo e espectacular para um futuro… que não se sabe bem quando será. E o mais exemplo recente dessa sua estratégia teria sido precisamente a apresentação do camião Semi e a surpresa do novo Roadster, precisamente na altura em que a Tesla se debatia com graves problemas na produção do Model 3, não conseguindo que a fábrica se aproximasse dos valores previstos para esta altura do ano…

Já nessa apresentação, a certa altura, apareceu por breves instantes, no ecrã central, o desenho de uma "pick-up", mas não foi adiantada qualquer explicação. E tinha, de facto, o ar de ser uma versão "encolhida" do Semi mostrando, inclusive, que poderia transportar uma outra "pick-up" na caixa de carga! Estamos, por isso, a falar de algo "em grande"!

Musk já uma vez tinha feito referência ao interesse em construir uma "pick up", apontando para o carro mais vendido, há já várias décadas, nos Estados Unidos: "Se estamos interessados em substituir o maior número possível de automóveis pelos nossos, temos de observar que tipo de carros as pessoas compram. O modelo mais vendido nos Estados Unidos é, desde há muitos anos, o Ford F-150. Se os consumidores nos dizem que precisam de algo assim, esse é o carro que temos de fabricar".

Contudo, Musk estará já a pensar em algo bem maior que num concorrente para o F-150, podendo usar o mesmo conjunto de baterias do Semi de médio alcance, mantendo um motor por roda, de forma a garantir tracção integral e as mesmas "performances" de excepção, além de 500 km de autonomia. E até já colocou uma data para o seu aparecimento, apontando para 2019…

Antes, porém, terá de completar o quarteto "sexy" imaginado inicialmente, com a apresentação do Model Y que será uma versão mais compacta do SUV Model X. Mas, acima de tudo, terá de garantir que o Model 3 começa a sair da linha de montagem ao ritmo devido para satisfazer as muitas encomendas anunciadas.

Porque se o Model 3 falha, todo o sonho Tesla pode ruir como um castelo de cartas… Neste momento as vendas do S e do X abrandaram, as do 3 não estão a ser satisfeitas e, mesmo assim, a marca de Elon Musk tem maior valor bolsista… que a Ford, não estando longe do da General Motors, marcas que vendem milhões de carros por ano!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.