Fazer um milhão de quilómetros com o mesmo carro não é um algo muito vulgar, e muito menos quando não se trata de um modelo de uma marca premium.
Mas foi exactamente esse feito que Michel Jeannot conseguiu fazer este Verão com o Peugeot 306 que guia desde 1999.
Presidente da câmara de Locmariaquer, na Bretanha francesa, entre 1995 e 2000, viu-se obrigado a comprar este carro, depois do Renault 19 que antes tinha ter dado a alma ao criador com "apenas" 296 mil quilómetros.
À beira do Oceano Atlântico, são inevitáveis os sinais de envelhecimento da berlina mas o motor diesel de 1.9 litros, com 69 cv e 120 Nm, nunca o deixou ficar mal, mercê das revisões feitas sempre de forma atempada.
Um bom desempenho, especialmente para um veículo que nunca teve garagem e que era lavado mais vezes pela água chuva do que pela da mangueira.
"Continua a ser um carro com quatro rodas e um volante", explica o bretão reformado, mas, infelizmente, o sistema de aquecimento já deixou de funcionar. "Não sei se passará na próxima inspecção técnica em 2023".
Michel Jeannot já mandou uma carta à Peugeot francesa a falar sobre este "recorde". "Seria interessante a marca estudar o carro para perceber porque resistiu tanto tempo" mas, até ao momento, não teve qualquer resposta.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?