O Toyota GR Yaris é brilhante e as suas capacidades estão mesmo a entusiasmar os preparadores automóveis um pouco por todo o planeta.
O exemplo mais recente vem da Alemanha, com a DTE Systems a elevar dos 261 cv originais para 310 cv a potência do hot hatchback japonês, com o binário a subir de 360 Nm para 398 Nm.
Não quer dizer que o desportivo se transforme num "caixão voador" mas será difícil impedi-lo de levantar voo face aos seus 1.280 quilos de peso.
A astúcia habitual é muito simples: modificar a "cartografia" do bloco turbo de 1.6 litros para que ele dê a máxima potência possível.
Claro que toda a configuração tem de ser feita com engenho, para que o pequeno motor turbo-alimentado de três cilindros não se esboroe em destroços.
A DTE Systems oferece ainda a possibilidade de gerir o GR Yaris a partir da aplicação móvel PowerControl X, permitindo ao condutor alternar entre três modos condução.
As selecções Efficiency, Dynamic e Sport permitem variar o temperamento do desportivo, ajustando a capacidade de resposta da caixa manual de seis velocidades e o barulho do escape.
A aplicação para telemóvel também permite que o condutor acompanhe os softwares mais recentes desenvolvidos pela preparadora, para actualizar o carro o mais rápido possível.
Para os apaixonados por desportivos urbanos super vitaminados, a DTE Systems propõe ainda o conjunto PedalBox, para refinar as configurações do pedal do acelerador segundo as preferências de cada condutor.
Adivinha-se uma luta acesa entre as preparadoras mais profissionais, sabendo-se já que a britânica Litchfield Motors está a desenvolver um sistema de suspensão que permite rebaixar o GR Yaris ao solo, aproximando-o ainda mais do espírito do GR Yaris WRC.
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