A Porsche apresentou no Salão Automóvel de Genebra o tão aguardado
Panamera Sport Turismo, a variante "shooting brake" do conhecido Panamera.
É um modelo revolucionário na história da marca de Zuffenhausen, não só por garantir uma capacidade de carga na bagageira de 520 litros mas por garantir lugar para cinco ocupantes, tornando-se assim o primeiro Panamera de cinco lugares.
Mas se este Panamera Sport Turismo entra para a história como primeiro modelo "shooting brake" de produção da fabricante de Estugarda, está longe de ser a primeira vez que a Porsche pisa estes terrenos. É que em 1984, os engenheiros do Porsche Development Center em Weissach criaram uma versão mais alongada do Porsche 928 – denominada 928-4 – para celebrar o 75º aniversário de
Ferry Porsche.
O novo Panamera Sport Turismo não é a primeira “carrinha” Porsche!
Além de ter mais 25 cm de comprimento face à versão "convencional", o que garantia mais 20 cm de espaço para quem viajava no banco traseiro, este modelo único conta com um interior em pele verde, novos faróis dianteiros e, claro, uma linha de tejadilho mais elevada que completava o "look" de "carrinha".
Agora, mais de 30 anos depois, é a própria Porsche a recordar o 928-4, com Dieter Landenberger, chefe do arquivo histórico da Porsche, a abrir-nos as portas do
museu e a apresentar-nos este exemplar único.