![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
As críticas à "fraca" autonomia das baterias dos automóveis eléctricos têm sido combatidas pelas marcas com provas no terreno.
O exemplo mais recente foi dado pela Mercedes, ao lançar o EQS 450+ para cumprir os 705 quilómetros da portuguesa Nacional 2 com uma única carga.
Agora foi o Vision EQXX a cumprir 1.008 quilómetros em condições reais de condução para a insígnia germânica comprovar a eficiência do protótipo.
A jornada arrancou no centro de investigação e desenvolvimento da Mercedes em Sindelfingen, perto de Estugarda.
O modelo atravessou por túnel os Alpes suíços para entrar no norte de Itália e terminar a prova em Cassis, na Côte d’Azur francesa.
A viagem durou 12 horas e dois minutos, das quais 11 horas e 32 minutos foram feitas ao volante.
O Vision EQXX atingiu os 140 km/hora nas auto-estradas alemãs, para uma velocidade média de 87,4 km/hora ao longo do percurso.
Mais impressionante foi a bateria ter ainda 15% de carga, o que lhe permitiria percorrer mais 140 quilómetros.
O consumo médio rondou os 8,7 kWh por cada 100 quilómetros, um valor bem abaixo dos vulgares "eléctricos" que já cruzam as estradas mundiais.
Recorde-se que a bateria do Mercedes EQS 450+, que arrancou de Chaves pela Nacional 2, para terminar a prova em Faro ao fim de 13 horas, tinha ainda 9% de carga para mais 83 quilómetros.
O Vision EQXX é alimentada por um motor eléctrico desenvolvido com o apoio da Mercedes-AMG Petronas F1, a passar 180 kW (245 cv) às rodas traseiras.
A bateria de 100 kWh com tecnologia de 900 volt é em tudo semelhante à que equipa o EQS 450+ mas com metade do seu volume e 30% mais leve.
Para mantê-la a temperaturas ideais, o arrefecimento passivo do motor é feito através do fluxo de ar sob a carroceria sem comprometer a aerodinâmica.
Recorde-se que o coeficiente aerodinâmico é de apenas Cx 0,17, a que se soma o uso inteligente de componentes activos e de pneus Turanza Eco da Bridgestone.
Também as 117 células solares montadas no tejadilho, ligadas a uma bateria de 12 volt para alimentar sistemas auxiliares, permitiu aumentar em 25 quilómetros a autonomia.
Todos esses recursos resultaram no que a marca alemã chama de "eficiência de referência", transmitindo 95% da energia da bateria às rodas traseiras.
"O Vision EQXX é o Mercedes mais eficiente alguma vez construído", sublinha Ola Källenius, presidente do conselho de administração do grupo automóvel.
"O programa tecnológico que o suporta é um marco no desenvolvimento de veículos eléctricos".
Certo é que muitas das inovações incluídas nesta berlina coupé deverão ser incluídas em breve nos actuais e futuros modelos da Mercedes.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?