A Mercedes registou o nome "SLR" (Sport Leicht-Rennen) junto do serviço americano de patentes (USPTO), em Nova Iorque. Será um sinal que a marca de Estugarda está interessada em recuperar uma sigla que tem tudo a ver com modelos desportivos de elevadíssimas performances?... A dúvida fica no ar.
Nos tempos recentes SLR tem a ver com a ligação entre a Mercedes e a McLaren no campo da Fórmula 1. O super-desportivo Mercedes SLR McLaren foi produzido em Woking, entre 2003 e 2010, num atelier que, na época, estava paredes meias com a equipa de Fórmula 1. Terão saída da fábrica da McLaren 2.157 unidades do coupé.
Mas a referencia SLR tem uma história muito mais antiga. Foi utilizada a primeira vez nos anos 50 num desportivo de estrada desenvolvido a partir do W196 que competiu na Formula 1 em 1954 e 1955. Era o carro de estrada mais rápido da época. Podia chegar aos 290 km/h, mas só foram construídas duas unidades.
Resta saber se o registo do nome nos Estados Unidos prepara o lançamento de um novo super-desportivo (e muita gente diz que sim), ou se foi apenas uma forma dos alemães protegerem o seu património histórico.