Ainda se lembra do todo-poderoso G500 4×4² que a Mercedes-Benz começou a produzir em 2015? Pois bem, a marca alemã acaba de aplicar a mesma fórmula ao EQC, o seu primeiro automóvel eléctrico de produção da história.
Criado por Jürgen Eberle e a sua equipa, que também já tinham construído a Classe E All-Terrarin 4×4², este protótipo transformou o EQC numa proposta aventureira capaz de rivalizar fora-de-estrada com o icónico Classe G.
A suspensão pneumática do EQC foi substituída por uma suspensão multilink com eixos pórticos que permite uma altura ao solo de 293 mm, mais 153 mm que a versão normal e mais 58 mm que o Classe G.
A somar a tudo isto, a Mercedes deu ainda a este modelo uns pneus todo-o-terreno com 285/50 R20 de medida e cavas das rodas 10 cm mais largas para os acomodarem.
O resultado é um modelo muito mais radical e que agora é capaz de atravessar cursos de água com 400 mm de profundidade e de atacar desafios bem mais difíceis, já que conta com ângulos de ataque, de saída e ventral bem mais pronunciados: 20,6º, 20º e 11,6º, respectivamente.
A mecânica eléctrica, por outro lado, não sofreu qualquer modificação e continua a assentar em dois motores de 150 kW que produzem uma potência combinada de 408 cv (300 kW) e 760 Nm.
A alimentar este sistema eléctrico está uma bateria de 80 kWh que promete uma autonomia anunciada de 416 quilómetros no EQC original. Mas com todas estas modificações, temos sérias dúvidas de que consiga fazer mais que 300 quilómetros.
Por enquanto, não há qualquer plano para a produção deste modelo. Mas sonhar não custa, certo?