![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
Há um novo sistema operativo, com uma utilização mais simples para o condutor, que irá fazer parte dos futuros modelos da Mercedes-Benz.
O MB.OS revelado esta quarta-feira será lançado em meados desta década com a nova plataforma Mercedes Modular Architecture (MMA).
Desenvolvido segundo uma nova arquitectura chip-to-cloud, dá "excelentes condições" para executar software avançado, explica o construtor alemão.
Um precursor do MB.OS estará disponível no novo Classe E que será lançado este ano com a terceira geração do MBUX, e cujo interior foi apresentado em paralelo.
Blindado contra hackers
O MB.OS irá potenciar a integração de todas as funções do veículo, ao mesmo tempo que assegura a privacidade dos dados contra o ataque de hackers.
Infoentretenimento, condução autónoma, chassis, conforto e carregamento serão os domínios a que terá acesso no veículo.
O MB.OS foi concebido para tornar-se, de forma efectiva, o sistema operativo para todas as actividades de negócio da Mercedes-Benz.
Totalmente actualizável para uma rápida melhoria dos produtos, irá estabelecer uma normalização em todo o portfólio de modelos da marca.
Está aberto a parceiros seleccionados como a NVIDIA, que fornece o software, dados e competências de inteligência artificial, assim como o seu sistema Orin para melhorar os sistemas SAE de condução semi-autónoma de níveis 2 e 3.
Outro parceiro é a Luminar que irá fornecer sensores de última geração como o LiDAR para as versões mais avançadas da gama automóvel da marca.
A Mercedes anunciou ainda uma nova colaboração estratégica com a Google para desenvolver e implementar sistemas de navegação de última geração.
A insígnia assume-se como o primeiro fabricante automóvel a criar a sua própria experiência de navegação com base em novos dados internos do veículo e na capacidade da plataforma Google Maps integrada no MB.OS.
Serviços agrupados
A Mercedes-Benz irá ainda oferecer novos serviços mais personalizados através das contas Mercedes me dos seus clientes
Para tal, dividiu essas personalizações e respectivas actualizações por três grandes grupos.
O MB.Connect irá agrupar funções do veículo como navegação, acesso remoto, protecção a 360°, entretenimento e comunicação, entre muitas outras, e actualizáveis por via remota.
Com o MB.Charge, os condutores de Mercedes eléctricos terão tarifários com preços fixos e acesso prioritário à rede de postos de carregamento rápido da marca.
Já o MB.Drive propõe novas funções para complementar os sistemas avançados de assistência à condução nos seus veículos.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?