Pesquisa
Actualidade

Indeciso com os 'eléctricos'? Plataforma MobZero quer tirar as dúvidas

16:43 - 16-02-2021
 
Indeciso com os 'eléctricos'? Plataforma MobZero quer tirar as dúvidasIndeciso com os 'eléctricos'? Plataforma MobZero quer tirar as dúvidasIndeciso com os 'eléctricos'? Plataforma MobZero quer tirar as dúvidas
Indeciso com os 'eléctricos'? Plataforma MobZero quer tirar as dúvidasIndeciso com os 'eléctricos'? Plataforma MobZero quer tirar as dúvidasIndeciso com os 'eléctricos'? Plataforma MobZero quer tirar as dúvidas

Ajudar na compra de um automóvel eléctrico e informar sobre opções de mobilidade sustentável são os objectivos da nova plataforma MobZero lançada esta terça-feira pela Zero.

A página online, criada pela associação ambientalista com o apoio de outras seis entidades, pretende contribuir para mudar o paradigma da mobilidade e tornar as localidades mais saudáveis. 

O objectivo passa também por informar os cidadãos e as empresas sobre os benefícios da mobilidade eléctrica, sublinhando que veículos 100% electrificados compensam em termos de emissões poluentes e custos de manutenção. 

No projecto divulgado pela Zero, são indicados os modelos actualmente existentes no mercado nacional, com as respectivas características e vantagens ambientais e económicas. 

As informações são independentes, de acordo com o comunicado da associação, e "desmistifica mitos ainda existentes sobre a tecnologia eléctrica", de acordo com a nota da agência Lusa. 

Simulador comparativo 

No portal existe um simulador comparativo de veículos 100% electrificados em relação às versões equivalentes a gasolina ou gasóleo, em termos de compra, utilização e emissões de dióxido de carbono (CO2) e óxido de azoto, considerados os principais poluentes atmosféricos.

"Os números mostram que, para a grande maioria dos modelos, os veículos 100% eléctricos são mais vantajosos, quer em termos de emissões de gases poluentes, quer em relação aos custos totais de aquisição e utilização", salienta a Zero, sendo "comparáveis ou mesmo inferiores aos das viaturas a gasolina e gasóleo".

Para um cliente particular a aquisição e utilização de um carro eléctrico tem um custo idêntico a um a gasóleo. Contudo, se for um cliente empresarial, os custos a ele associados são substancialmente inferiores aos de veículos a gasóleo ou gasolina. 

Os custos de manutenção também podem ser substancialmente mais baixos, cassim como os custos da electricidade em comparação com o valor a pagar pelos combustíveis fósseis. 

No comunicado, a associação ambientalista sublinha que o sector dos transportes é dos que mais contribui para a emissão de gases com efeito de estufa, sendo responsável, em 2018, por cerca de 25% das emissões de CO2 no nosso país.

"Os compromissos que Portugal assumiu no Acordo de Paris e, consequentemente, a nível europeu e nacional, com um objectivo de neutralidade carbónica em 2050, fazem com que a actuação neste sector deva ser realizada de forma concreta e integrada para uma redução efectiva do seu peso nas emissões de gases com efeito de estufa", salienta o comunicado. 

Sensibilizar população 

O projecto conta ainda com actividades em escolas para falar de mobilidade sustentável e mobilidade eléctrica. Além do simulador, a página tem informações sobre mobilidade sustentável relacionadas com os transportes colectivos ou os chamados modos suaves, como as bicicletas, por exemplo.

Estão ainda disponíveis informações sobre a legislação respeitante à mobilidade eléctrica, ou sobre as tecnologias disponíveis, além de ligações a páginas de instituições e organizações ligadas à mobilidade e outras páginas sobre mobilidade. 

Em 2020, as vendas de veículos com ligação a uma tomada eléctrica representaram 10,5% do mercado europeu, quando em 2019 eram apenas de 3%. 

Segundo os últimos números da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E, na sigla original), que junta organizações não-governamentais, sobretudo ambientalistas, no ano passado foram registados na União Europeia mais de 1 milhão de veículos eléctricos. 

Esse valor significa uma duplicação do número de carros a circular sem consumo de combustíveis fósseis, correspondendo agora a mais de dois milhões de viaturas electrificadas em circulação. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Helen Helenx   18:34 - 29-03-2021
VOTAR
Olá, simpático. F?da-se com um estranho em sua cidade -> adultme.fun
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.