Modificar ou não modificar, eis a questão. O tuning está longe de ser unânime entre os amantes dos automóveis, mas é impossível não reconhecer o bom trabalho de algumas empresas especializadas, como é o caso da Hartge, que nasceu em 1971 pelas mãos dos irmãos (e pilotos) Herbert e Rolf Hartge.
O objectivo era criar automóveis de estrada mais próximos dos "monstros" com que estes dois irmãos corriam, nas categorias de turismo alemãs, e não foi preciso esperar muito até a Hartge começar a mostrar resultados.
Agora, depois de várias décadas fixada no município de Beckingen, no estado alemão do Sarre, esta preparadora germânica continua a ser uma das maiores especialistas na modificação de automóveis da BMW e os seus "trabalhos" continuam a impressionar-nos. Exemplo disso é o Hartge Compact V8 4.7 que lhe trazemos hoje, um Hartge Compact V8 4.7 muito especial que se prepara para ir a leilão.
Criado em 1999, este Série 3 Compact é um dos dois exemplares transformados pela Hartge e soma apenas 37.500 quilómetros percorridos. Este modelo, que pode ser visto como uma espécie de antecessor do Série 1, passou a contar com o motor V8 atmosférico (M62B44) da BMW, ainda que esta preparadora tenha subido a cilindrada dos 4.4 para os 4.7 litros.
Esta transformação teve um impacto muito positivo na potência, que passou a fixar-se nos 350 cv. Quanto ao binário, enviado em exclusivo para as rodas traseiras, está nos 500 Nm. São números impressionantes e que fazem deste Hartge Compact V8 4.7 o BMW Série 3 Compact mais radical do mundo.
Mas há mais, é que associada a este poderoso bloco V8 atmosférico está uma caixa manual de seis velocidades EVO usado pelo BMW M3, permitindo-nos acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos, com a velocidade de ponta a estar fixada nos 270 km/h.
O visual só fica completo com os logos específicos da preparadora e com alguns retoques no interior, como é o caso do banco desportivo com assinatura Recaro que encontramos no lugar do condutor e do painel de instrumentos e da manete das mudanças da Hartge.
Não se sabe por quanto este modelo será vendido no próximo leilão da RM Sotheby’s, entre 24 e 27 de Junho, mas podemos dizer-lhe que em 1999, quando saiu das instalações da Hartge, custou qualquer coisa como 146 mil marcos alemães, o equivalente a 75 mil euros.