Pesquisa
Actualidade

ERSE: gasolina ficou 3,7 cêntimos acima do preço de referência

10:49 - 14-03-2023
 
ERSE: gasolina ficou 3,7 cêntimos acima do preço de referência

O preço médio semanal dos combustíveis, face à semana anterior, aumentou 0,5% na gasolina e desceu 1,2% no gasóleo.

Os dados foram avançados esta segunda-feira no relatório da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) divulgado pela agência Lusa.

O preço eficiente foi actualizado tendo em conta a variação semanal da cotação internacional da gasolina simples 95 em +1,1%, e do gasóleo simples em -2,3%.

A ERSE indicou no seu relatório, para a semana de 13 a 19 de Março, que o preço eficiente antes de impostos "é de 0,873 euros/litro para a gasolina simples 95, e de 0,945 euros/litro para o gasóleo simples".

Após impostos, esses valores "ficam nos 1,706 euros/litro para a gasolina simples 95, e nos 1,619 euros/litro para o gasóleo simples".

Em relação à semana anterior, "a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,7 cêntimos/litro acima do preço eficiente no caso da gasolina simples 95, e 0,2 cêntimos/litro acima no caso do gasóleo simples".

Segundo a ERSE, em termos percentuais, "a gasolina simples 95 foi anunciada 2,1% acima do preço eficiente nos pórticos, e o gasóleo simples foi anunciado 0,1% acima" desse preço.

O preço eficiente é um valor médio semanal determinado pela ERSE, resultante da soma de vários fatores: os "preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respectivos fretes marítimos; a logística primária incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional;, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis; e a componente de retalho acrescida dos impostos respectivos".

Ainda face à semana anterior, no que respeita aos preços com descontos publicados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia, a ERSE disse que "a gasolina simples 95 apresentou um desvio de -0,8% face ao preço eficiente, e o gasóleo simples de -4,4%".

Em termos absolutos, as estimativas situam-se, "para a gasolina simples 95 em -1,3 cêntimos/litro, e para o gasóleo simples em -6,9 cent/l abaixo dos respectivos preços eficientes", concluiu o regulador.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.