Pesquisa
Tome Nota

Gasolina mais cara em Portugal face à média europeia

14:11 - 11-01-2023
 
Gasolina mais cara em Portugal face à média europeia

O preço médio de venda da gasolina 95 simples no nosso país foi superior em 6,1 cêntimos por litro face aos valores médios na União Europeia a 27 (UE-27) no quarto trimestre de 2022.

Já o gasóleo simples foi inferior em seis cêntimos por litro no mesmo período, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Gasolina em Espanha mais barata

De acordo com o boletim de preços dos combustíveis na UE-27, a gasolina 95 simples teve um preço médio superior em quatro cêntimos/litro antes de impostos.

"A carga fiscal no preço médio de venda da gasolina 95 simples foi (…) da ordem dos 47,9%, ligeiramente inferior à média registada na UE-27 (48,0%) e superior à de Espanha (45,1%)", precisa o regulador.

Segundo refere, "desconsiderando o efeito da carga fiscal, Portugal praticou preços médios de venda (PMV) deste combustível inferiores em 3,7 cêntimos/litro" aos praticados em Espanha.

O boletim da ERSE aponta ainda que, na gasolina 95 simples, "Portugal situa-se na 11.ª posição dos países" que vendem mais caro este combustível da UE-27.

O preço praticado corresponde a uma diferença de 40,4 cêntimos/litro face ao país com os preços mais baixos, e 28,5 cêntimos/litro em relação ao país com os valores mais elevados.

Entre os oito países analisados em maior detalhe – Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Bélgica, França, Alemanha e Holanda –, "a Itália apresentou o preço médio de venda mais baixo.

A diferença chega aos 5,1 cêntimos/litro face ao preço médio praticado em Portugal.

Desconsiderando o efeito fiscal, o preço médio deste combustível no mercado nacional foi superior em cerca de 2,9 cêntimos/litro contra os valores praticados em Itália.

Gasóleo em linha com UE

Quanto ao gasóleo simples, no último trimestre de 2022 o nosso país apresentou preços médios com impostos inferiores em 6,0 cêntimos/litro aos valores médios verificados na União Europeia.

A ERSE realça que, "sem impostos, os valores nacionais foram idênticos aos valores médios verificados na UE-27".

"Portugal apresentou, no trimestre em análise, uma carga fiscal na ordem dos 37% no preço médio do gasóleo simples, sendo inferior à média de 39,5%.

Segundo o regulador, "a redução da carga fiscal aplicada em Portugal contribuiu para a prática de preços médios de venda deste combustível" inferiores em 0,6% aos preços médios praticados em Espanha.

No quarto trimestre de 2022, o PMV do gasóleo simples em Portugal situou-se abaixo dos valores médios da UE-27.

O nosso país surge no oitavo lugar dos preços mais baixos mas, sem impostos, ocupa a 11.ª posição.

"De entre os oito países analisados em maior detalhe, Portugal apresentou no gasóleo simples o preço médio com impostos mais baixo": cerca de 8,0 cêntimos/litro em relação ao preço médio praticado em território espanhol.

"Desconsiderando o efeito fiscal, o preço médio nacional deste combustível esteve 3,8 cêntimos/litro abaixo dos valores reportados em Espanha", precisa a ERSE.

Culpa dos impostos

No que se refere à gasolina 95 simples, o preço médio de venda sem impostos na UE-27 diminuiu 12,4 cêntimos/litro do terceiro para o quarto trimestre de 2022.

Já Portugal praticou um PMV (sem impostos) de 3,7 cêntimos/litro inferior ao de Espanha.

O boletim do regulador assinala, contudo, que "Portugal apresenta maior carga fiscal (48%) no contexto da Península Ibérica".

Por esse motivo, o PMV nacional foi cerca de 1,9 cêntimos/litro superior ao de Espanha.

Já no que se refere ao gasóleo simples, o PMV sem impostos na UE-27 diminuiu 4,4 cêntimos/litro naquele mesmo período, sendo que, "sem impostos, o preço médio nacional é 3,8 cêntimos/litro inferior ao do país vizinho".

A ERSE nota que "o peso fiscal em Portugal (37%) foi inferior ao espanhol (38%), o que contribuiu para a prática de PMV inferiores no país".

Por fim, em relação ao gás de petróleo liquefeito para automóveis (GPL Auto), de Outubro a Dezembro, "os preços nacionais, com e sem impostos, foram mais baixos do que os praticados em Espanha2.

Segundo a ERSE, "comparado com o valor médio da UE-27, o PMV nacional foi 5,2 cêntimos/litro superior".

Todavia, excluídos os impostos, os preços nacionais situaram-se 4,2 cêntimos/litro abaixo da média europeia.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Utils/
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.