Pesquisa
Actualidade

Combustíveis em máximos de nove meses voltam a aumentar segunda-feira

18:44 - 18-12-2020
 
Combustíveis em máximos de nove meses voltam a aumentar segunda-feira
A gasolina e o gasóleo vão subir de novo a partir de segunda-feira, naquela que será a sexta semana consecutiva de aumentos. A concretizarem-se as subidas, será o maior ciclo de ganhos desde meados de julho deste ano.

Tanto o preço do gasóleo simples, como o da gasolina simples 95, têm margem para uma subida na ordem de 1 cêntimo por litro, segundo os cálculos do Negócios. 


No primeiro caso, é expectável que o preço atinja 1,265 euros por litro, naquela que é a sexta semana seguida a valorizar, ficando em máximos desde meados de março passado.

Quanto à gasolina simples 95, o preço por litro deverá subir para 1,408 euros, um valor que não se verificava desde o início de março deste ano, antes de a pandemia fazer-se sentir nos mercados petrolíferos.

Esta semana, as cotações do petróleo aproximam-se do sétimo ganho semanal seguido, apoiando-se na esperança de que as negociações para um novo pacote de estímulos nos Estados Unidos tenham um "final feliz" em breve.

Os cálculos têm por base a evolução de ambos os derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Contudo, o custo dos dois combustíveis dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Os cálculos do jornal têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).

Na semana passada, o Governo português f
ixou a taxa de carbono para 2021, bem como o valor a pagar pelos consumidores por cada litro de gasolina e gasóleo.

De acordo com o decreto-lei publicado, a taxa do adicionamento sobre as emissões poluentes vai passar de 23,619 euros por tonelada de dióxido de carbono para 23,921 euros por tonelada.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Hugo Castro   20:02 - 18-12-2020
VOTAR
Bota ai para Cima o Português paga.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.