![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
Vencedor na categoria Grande SUV do troféu nacional Carro do Ano 2024, o Kia EV9 foi votado Carro Mundial do Ano e Eléctrico Mundial do Ano.
Uma vitória a dobrar, votada por um júri de 100 jornalistas da área automóvel de 29 países, que deixou o BYD Seal e o Volvo EX30 nos lugares imediatos.
O anúncio foi feito esta quarta-feira na abertura das portas do salão automóvel de Nova Iorque à comunicação social, para depois abrir ao público na sexta-feira.
"O EV9 é uma representação clara da visão da Kia e mais uma prova da nossa dedicação à qualidade", assumiu Sean Yoon, director executivo da marca nas Américas.
"Este prémio consolida a posição da Kia como pioneira em soluções de mobilidade sustentável que vão além dos automóveis convencionais".
Não venceu o Carro Mundial do Ano mas o Volvo EX30 não ficou de mãos a abanar, ao arrebatar o prémio Carro Urbano Mundial do Ano.
O BMW Série 5 e o seu "equivalente" eléctrico i5 foi o Carro de Luxo Mundial do Ano, e o Hyundai Ioniq 5 N o Desportivo Mundial do Ano.
Já o prémio Design Mundial do Ano foi atribuído por um painel de designers ao novo Toyota Prius.
E, a terminar, Adrian Newey, director técnico da Red Bull Racing, foi votado Personalidade Mundial do Ano, prémio já anunciado em Fevereiro.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?