![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_25_12_47_08_236993.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_24_18_23_30_236990.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_16_55_18_236954.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_23_10_44_37_236912.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_22_16_46_17_236900.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_19_16_29_09_236877.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_15_28_29_236845.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_18_14_47_05_236844.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_12_09_03_236781.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_17_10_19_09_236777.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_15_42_01_236776.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_16_14_28_10_236768.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_13_03_08_236666.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_11_10_45_39_236645.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_10_09_41_52_236610.jpg)
![](http://cdn.aquelamaquina.pt/images/2024-07/img_300x205$2024_07_08_16_26_04_236568.jpg)
Abertas as pré-reservas no final de Julho, chegam ao nosso país os primeiros exemplares de um dos maiores e mas sofisticados SUV eléctricos do momento.
No menu deste Kia EV9 de sete lugares estão 5,01 metros de comprimento e quase dois de largura.
Os 3,10 metros de distância entre eixos asseguram um habitáculo espaçoso e repleto de tecnologia capaz de acomodar até sete pessoas.
Modular quanto baste, tem a opção de substituir o banco corrido da segunda fila por duas poltronas giratórias que permitem criar um verdadeiro espaço lounge.
A estes trunfos junta-se uma estética arrojada mas muito sofisticada que quase afasta o visual de um paralelepípedo sobre rodas.
O Kia EV9 chega ao mercado nacional nas variantes First Edition e GT-Line, com diferentes motorizações eléctricas, sistemas de tracção e autonomias.
O primeiro equipa um motor de 150 kW (204 cv) e 350 Nm com tracção às rodas traseiras. Com uma velocidade máxima de 185 km/hora, os zero aos 100 km/hora cumprem-se em 9,4 segundos, para um consumo combinado de 20,2 kWh/100 km.
A bateria de 99,8 kWh a 800 volt, com uma autonomia até 563 quilómetros, admite carregamentos até 240 kW, bastando 15 minutos para ganhar mais 250.
Já o GT-Line, reforçado com alguns equipamentos adicionais de série, equipa dois motores eléctricos capazes de debitar 385 cv e 700 Nm às quatro rodas.
A velocidade de ponta atinge os 200 km/hora, bastando-lhe 5,3 segundos para levar este SUV de 2.665 quilos dos zero aos 100 km/hora.
Face ao peso e à potência, tem um consumo combinado de 22,8 kWh/100 km, com a bateria de 99,8 kWh a assegurar até 505 quilómetros com uma carga.
Ambas as versões estão equipadas com carregamento bidireccional Vehicle-to-Load (V2L) para alimentar aparelhos eléctricos e electrónicos.
Terão ainda a possibilidade de "alimentar" a casa pela função Vehicle-to-Home (V2H) ou passar energia à rede eléctrica pela função Vehicle-to-Grid (V2G).
Os preços para o mercado sofreram pequenas alterações em baixa para o mercado de particulares anunciados no final de Julho.
Versão | Preços Particulares (com IVA) | Preços Empresas (sem IVA) |
First Edition | a partir de 77.000 euros | 60.990 euros (preço chave na mão) |
GT-Line | a partir de 88.900 euros | 67.990 euros (preço chave na mão) |
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?