Pesquisa
Actualidade

70 anos de desportivos Porsche

16:51 - 26-01-2018
  94
70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos PorschePorsche 911 de 1964Porsche 911 de 1964Porsche 911 de 1964Porsche 911 de 1964Porsche 911 de 1964Unidade 1 milhão do Porsche 911Unidade 1 milhão do Porsche 911Unidade 1 milhão do Porsche 911Unidade 1 milhão do Porsche 911Unidade 1 milhão do Porsche 911Museu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em Estugarda70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche
70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos PorschePorsche 911 de 1964Porsche 911 de 1964Porsche 911 de 1964Porsche 911 de 1964Porsche 911 de 1964Unidade 1 milhão do Porsche 911Unidade 1 milhão do Porsche 911Unidade 1 milhão do Porsche 911Unidade 1 milhão do Porsche 911Unidade 1 milhão do Porsche 911Museu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em EstugardaMuseu da Porsche em Estugarda70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche70 anos de desportivos Porsche
70 anos de desportivos Porsche

Se 2017 foi o ano dos 70 anos da Ferrari, quando Enzo mostrou o primeiro superdesportivo da marca do "Cavallino Rampante", o 125 S, em 2018 é a vez da Porsche "soprar as velas" do seu septuagésimo aniversário.

O primeiro veículo a usar o nome Porsche foi registado no dia 8 de Junho de 1948 e foi o 356 Roadster com o chassis "No.1". Foi o Type 356 que deu vida ao sonho de Ferry Porsche de construir um carro desportivo. "A visão dele nessa altura personificou todos os valores que ainda definem a marca hoje em dia", afirmou Oliver Blume, presidente da Porsche, na recepção de ano novo no Museu da marca, onde não faltaram representantes do estado de Baden-Württemberg e claro, da cidade de Estugarda.

Este evento marcou o início dos festejos do aniversário da marca que vão decorrer ao longo de todo o ano sob o slogan "70 anos do carro desportivo da Porsche". "A tradição é um compromisso. Sem a nossa tradição e sem os nossos valores não estaríamos onde estamos hoje", acrescentou Blume. "Pretendemos subir a fasquia de excelência estabelecida por Ferry Porsche no futuro", acrescentou, antes de dizer: "Temos o que é preciso para garantir que a marca Porsche vai continuar a fascinar durante outros 70 anos", atirou.

Mas voltemos ao ano em que tudo começou, 1948. Foi nesta data que a Porsche lançou o seu primeiro automóvel mas não foi a data em que nasceu. É que para se perceber o nascimento da Porsche é necessário recuar até 1900, ano em que Ferdinand Porsche criou um automóvel eléctrico a que chamou Lohner-Porsche. Este modelo serviria de base para o primeiro automóvel de passageiros com tracção às quatro rodas.

70 anos de desportivos Porsche

No mesmo ano Ferdinand Porsche criou uma base para veículos híbridos que combinava um motor a gasolina com um propulsor eléctrico e em 1931 fundou a sua própria oficina de engenharia. Os planos para aquele que viria a ser o primeiro desportivo a "carregar" o nome Porsche surgiriam em 1939, altura em que Ferdinand lançou o "Berlin-Rome Car". Porém, o sonho de Ferdinand só veio a ser realizado pelo seu filho, Ferry, que em 1948 lançou o Porsche 356.

Ainda assim, qualquer amante de automóveis é obrigado a reconhecer que o modelo mais icónico da marca de Estugarda é o 911, o sucessor natural do 356. Foi desenhado por Ferdinand Alexander, filho de Ferry Porsche, e foi ele que ajudou a estabelecer a Porsche como um dos principais construtores de automóveis desportivos do mundo.

Apresentado pela primeira vez em 1963, o Porsche 911 deixou marcas na indústria por se tratar de um passo em frente no que à tecnologia e ao design dizia respeito. E para se perceber a importância que este modelo teve (e continua a ter!) na Porsche e na própria indústria automóvel basta recordar que no ano passado a marca de Estugarda viu sair da sua fábrica a unidade 1 milhão deste modelo. É obra!

"Apesar do 911 ter evoluído constantemente nas décadas seguintes e melhorado imensas vezes com tecnologias inovadores, nenhum outro veículo conseguiu manter a sua essência original da mesma maneira que o 911", afirmou Oliver Blume. "Todos os modelos que a Porsche está a desenvolver agora e vai desenvolver no futuro são baseados neste desportivo. Como peça central da marca, o 911 tornou-se um carro de sonho, ganhando um lugar no coração de cada entusiasta [automóvel] em todo o mundo", concluiu.

Para garantir mais 70 anos de existência, a Porsche há muito começou a traçar o seu futuro, que passará por propostas com algum tipo de electrificação, sejam híbridas ou 100 por cento eléctricas. A primeira aposta da Porsche neste sentido é a berlina Mission E, o primeiro modelo de produção 100 por cento eléctrico a ser produzido em Zuffenhausen. O objectivo da Porsche é comercializar este modelo antes do final de 2019 e vendê-lo ao mesmo preço do Panamera. Com um design inspirado no concept que lhe mostramos na galeria acima, a berlina Mission E terá lugar para quatro ocupantes, uma potência de aproximadamente 600 cv e uma autonomia de mais de 500 km, sendo que será capaz de passar dos 0 aos 100 km/h em menos de 3.5 segundos.

A Porsche garante que em cerca de 15 minutos será possível repor até 80 por cento da autonomia, sendo que este projecto já "obrigou" a marca de Zuffenhause a investir cerca de mil milhões de euros e a criar 1200 postos de trabalho adicionais.

Blume já descansou os fãs da marca de Estugarda e garantiu que apesar de eléctrico este Misson E "será sempre um Porsche". Mas só o tempo dirá se este Mission E terá tanto impacto como tiveram o 356 ou o 911. E para isso será necessário fazer este mesmo exercício daqui a várias décadas.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.